Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Julho de 2025


Rural Domingo, 24 de Agosto de 2014, 07:13 - A | A

Domingo, 24 de Agosto de 2014, 07h:13 - A | A

Cultivo de seringueira pode ser promissor no Mato Grosso do Sul

Danilo Nery - (www.capitalnews.com.br)

Em alguns anos Mato Grosso do Sul poderá ser um dos grandes polos da heveicultura do Brasil. A afirmação é do engenheiro agrônomo e instrutor do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Carlos Alberto Salgueiro, que ministrou a palestra “Cultivo de seringueira – como a borracha se tornou uma ótima opção”, na noite desta sexta-feira (22), na Feira do Empreendedor, em Campo Grande.

De acordo com Salgueiro, apesar do alto investimento que o setor demanda, o retorno é garantido e o Estado possui características positivas para o cultivo da planta. “A planta tem alto valor agregado e fácil comercialização. É um negócio rentável para empresários de qualquer porte e Mato Grosso do Sul está crescendo muito no segmento, principalmente municípios como Cassilândia, aparecida do Taboado, Camapuã e Inocência”, exemplifica.

Contudo, o instrutor alerta para a falta de orientação, fator que reduz o interesse dos produtores pela seringueira, assim como há pouca mão de obra qualificada para o setor. “O produtor é muito imediatista e como o cultivo demora em média sete anos para iniciar a produção, ele se desinteressa e não percebe que é um ótimo investimento. Há ainda um dos maiores gargalos da área que é a falta de profissionais aptos para fazer a sangria, trabalho que hoje tem média de remuneração acima de R$ 2,5”, destacou.

O palestrante revelou ainda que, diferente do que muitos pensam a Amazônia não é mais a região forte na produção de borracha e atualmente, São Paulo e Bahia são os polos produtores da seiva, seguidos de Mato Grosso. “O mercado está chegando à nossa região e apenas o Senar desenvolve esse importante trabalho de capacitar. Há um nicho de mercado se abrindo, tanto para produtores quanto para trabalhadores que se interessem em atuar no ramo da borracha”, finalizou.

Ovinos
A criação de ovinos, com orientação sobre o manejo adequado, mercado e qualificação da mão de obra também foram temas abordados pelo instrutor do Senar/MS, Jorge Mezzaroba, palestrante da Feira do Empreendedor sobre o tema. “É importante qualificação para atuar no setor. Não há como investir na ovinocultura sem o manejo técnico adequado”, destacou Mezzaroba, que demonstrou através de fotos, exemplos simples de como montar espaços adequados para criação de ovinos. “Pedaços de madeira, folhas de zinco e algumas sobras de material ajudam a estruturar os abrigos para os ovinos, tudo de forma simples e funcional”, finaliza.

Os interessados em participar das palestras gratuitas do Senar/Ms na Feira do Empreendedor tem ainda duas oportunidades. No sábado (23) às 20h45, será realizada a palestra “Cultivo de eucalipto como diversificação” e no domingo (24) às 19h30, “Cultivo de orquídeas – espécies e tratos” encerra a programação de palestras.

A Feira do Empreendedor 2014 é realizada pelo Sebrae/MS – Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS, em parceria com o Sistema Famasul, Sistema Fiems e Sistema Fecomércio. O evento tem entrada gratuita e acontece das 14h às 22h, no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. Inscrições e a programação completa no site www.feiradoempreendedorms.com.br.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS