Campo Grande 00:00:00 Domingo, 24 de Maio de 2026


Rural Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2012, 18:46 - A | A

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2012, 18h:46 - A | A

Ciclo de palestras para agricultores segue para Bandeirante

Adamo Antonioni- Capital News (www.capitalnews.com.br)

Na manhã desta quinta-feira (9), o durante o Programa Mais Pastagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, que acontece em Coxim, o palestrante Armindo Kichel, divulgou os dados concernentes a situação agropecuária de Mato Grosso do Sul. Bandeirantes é a próxima cidade a receber o Programa Mais Pastagem - no dia 10 de fevereiro. O ciclo de palestras passa, ainda, por mais oito cidades do interior do Estado.

Segundo ele, MS possui 9 milhões de hectares de pastagem degradada, e sua produção atual de carne bovina nessa área é de 45 kg/ha/ano, o equivalente a 405 mil toneladas. Já uma área menor, igual a 6 milhões de hectares, com pastagem do tipo médio, ocasiona um aumento de produtividade de 75 kg/ha/ano, acumulando um total de 450 mil toneladas para comércio e consumo.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apontam que o Brasil detém atualmente uma área de 190 milhões de hectares de pastagem, sendo que 90 milhões estão degradados. Os pastos do País em 2011, abordavam um rebanho de 180 milhões de animais com uma produção equivalente a 8,0 milhões de toneladas de carne como média nacional, número gerado a partir da engorda de 241 gramas/animal/dia, gerando 44 Kg de carne/hectare/ano em um ciclo completo.

“A pastagem é o principal componente da exploração da pecuária de corte e leite. Em segundo lugar vem o animal com sua genética e sanidade, e toda a lucratividade do produtor e o ganho animal são diretamente proporcionais a abundância e qualidade dos pastos de cada propriedade”, afirma o pesquisador Armindo Kichel.

O palestrante afirma que esse conjunto de fatores impede com que até 2020, o Estado arrecade R$ 10 bilhões a mais do que recebe atualmente. ”O manejo das pastagens, sub e superpastejo, a falta de nutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S e micronutrientes), insetos invasores, erosão e as doenças causadas por fungos são os vilões da criação de gado no Brasil”, finaliza Kichel.

Mais Pastagem

O Programa é uma iniciativa do Senar/MS, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul e Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural - Funar, em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Embrapa Gado de Corte – Embrapa CNPGC, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção da Indústria, do Comércio e do Turismo – Seprotur.

Bandeirantes é a próxima cidade a receber o Programa Mais Pastagem - no dia 10 de fevereiro. O ciclo de palestras também inclui as cidades de Figueirão, Camapuã, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Santa Rita do Pardo. Para mais informações ou para realizar inscrição:http://www.senarms.org.br/programas_e_projetos/mais_pastagem/
 

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS