Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Julho de 2025


Rural Sábado, 06 de Junho de 2009, 14:04 - A | A

Sábado, 06 de Junho de 2009, 14h:04 - A | A

Câmara de ovinos promove seminário dia 9 na 41ª Expomara

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O tatersal de leilões do Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza será palco no dia 9 de junho do I Seminário de Ovinos da Expomara (Feira Agropecuária de Maracaju). O evento, que terá início às 7 horas, com palestras e debates, conta com o apoio da Câmara Setorial de Ovinocultura do Estado, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur).

Segundo o coordenador de Agronegócio em Pecuária da Seprotur, Rubens Melho Franco, a Câmara da Ovinocultura procura fomentar o desenvolvimento do setor no Estado, trabalhando ao lado dos produtores.

Para a presidente da Associação dos Criadores de Ovinos de Maracaju (Ascom), Celina Nogueira Barbosa, a participação da Seprotur e da Câmara Setorial no evento é muito significativa para os produtores do município e região. “Celebra o esforço que vem sendo feito por todos os criadores da região, dando o apoio fundamental para que possamos ir adiante”, destaca.

Lingüiça de cordeiro de Maracaju

Um dos grandes feitos dos ovinocultores do município ocorreu no último dia 15 de abril, durante o lançamento da tradicional Festa da Lingüiça de Maracaju em Brasília, quando foi apresenta a Lingüiça de Cordeiro de Maracaju. Celina lembra do sucesso da iniciativa, que também serviu para despertar o interesse de novos produtores para a atividade.

“Tivemos um grande sucesso, comprovando que a atividade pode ser lucrativa para produtores e também ao município”, destacou.

Programação

Celina revela ainda que a programação da Expomara voltada a ovinos, vem despertando interesse dos agropecuaristas de Maracaju e também de cidades vizinhas. Ele acredita que as palestras trarão um novo olhar sobre a atividade, principalmente quanto as novas técnicas de combate a parasitas e de integração com a pecuária de corte.

O evento terá início às 7 horas no tatersal de leilões, com as inscrições dos produtores. A seguir, às 7h30, será feita a apresentação do “Projeto Desenvolvimento da Ovinocultura no MS, através da Qualificação de Recursos Humanos”. O trabalho será exposto pela médica veterinária e secretária executiva da Câmara de Ovinos, vinculada à Seprotur, Mariana Gilberti Urt.

Logo após, às 8 horas, será a vez do professor Doutor Fernando Miranda, que trará o tema “Cadeia Produtiva da Ovinocultura em Mato Grosso do Sul”. As 9h30, depois do intervalo, o evento será retomado com o tema “Verminose em Ovinos Criados a Campo”, que será conduzido pela veterinária Juliana R. C. Mauad. Encerrando o encontro, às 10h30, o pesquisador Fernando Alvarenga Reis expõe o trabalho “Pastejo Associado Bovino x Ovino em Pastagens Tropicais”.

Julgamento de raças

Já quanto aos julgamentos de raça, Celina adianta que será uma atração à parte. “A criação de ovinos está crescendo em todo o Estado, e Maracaju será a vitrine do que há de melhor nos rebanhos de nossa região”, conclui, lembrando que os animais expostos estão sendo criteriosamente selecionados.

Para maiores informações e inscrições, os interessados devem entrar em contanto com o Sindicato Rural de Maracaju, no fone: (67) 3454-2565, ou através do e-mail: [email protected]. (Com informações do Governo do Estado)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS