A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) levará aos visitantes do Show de Tecnologia da Fundação MS (Showtec), que acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro em Maracaju, a demonstração de atividades produtivas voltadas para a agricultura familiar. No total serão apresentadas cerca de 100 culturas, plantadas em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados. A área de demonstração das culturas estará dividida em seis unidades demonstrativas, sendo duas com culturas anuais como feijão, amendoim, gergelim, batata doce, mandioca, olerícolas, sorgo vassoura e gergelim; uma com cerca de 70 culturas de plantas medicinais; uma com culturas forrageiras e outras duas com demonstração de fruticultura (abacaxi, figo, acerola, maracujá, goiaba e banana) e plantas para produção de biocombustível como girassol, pinhão manso e batata doce. Além destas quatro áreas, os visitantes contarão ainda com uma unidade de recepção onde serão expostos materiais informativos, máquinas, equipamentos e comercializados produtos com valor agregado.
De acordo com o pesquisador da Agraer, Ari Fialho Ardenghi, o objetivo da mostra é fazer com que os agricultores conheçam alternativas de produção e apliquem os conhecimentos nas propriedades, promovendo assim, a diversificação de suas atividades produtivas. A expectativa é de que cerca de 3.000 agricultores familiares de todo o Estado participem do evento.
As visitas dos agricultores às unidades demonstrativas serão condAuzidas por técnicos da Agraer. Os produtores contarão também com a presença de pesquisadores nas unidades demonstrativas, que passarão informações técnicas sobre cada cultura visitada.
Showtec
Em sua 13ª edição, o Showtec vem sendo considerado como um evento tecnológico e de negócios que se firma pela difusão das tecnologias agropecuárias prontamente disponíveis e em desenvolvimento pelos principais institutos de pesquisa e demais empresas atuantes no Brasil e no mundo em torno da produção de alimentos e energia. Abrangendo tanto os grandes, como os médios e pequenos sistemas produtivos, o evento é referência para os produtores rurais e profissionais que visam conhecer as alternativas de produção, os avanços tecnológicos e as perspectivas do agronegócio de nosso país.