Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 11 de Junho de 2021, 14:54 - A | A

Sexta-feira, 11 de Junho de 2021, 14h:54 - A | A

Produção

Agora o tradicional queijo caipira tem normas para comercialização

Governo normatiza produção e comercialização do Queijo Artesanal

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/Portal MS

live do leite

Durante a live do leite

Em Mato Grosso do Sul, o tradicional queijo caipira passa a ter uma norma para a sua produção e comercialização no Estado. Na próxima semana, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), publica uma portaria com o RTIQ (Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade) do Queijo MS Artesanal Caipira.

 

O anúncio foi feito pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, na Live do Leite, na qual foram apresentadas as ações do Governo do Estado em resposta às demandas da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite. “O queijo elaborado a partir do leite cru necessitava de um padrão de qualidade na produção e uma garantia de segurança alimentar para ser comercializado ao consumidor. Foram pouco mais de dois anos de pesquisa para chegarmos a esse regulamento, num trabalho fundamental que reuniu a Semagro, Agraer, Senai e Sebrae, que possibilitou a definição de um mecanismo de mercado que vai dar segurança aos consumidores”, informou o secretário.

 

O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, que assinou a Portaria Iagro/MS 3670, durante a transmissão da Live do Leite, informou que o RTIQ, a ser publicado em Diário Oficial irá trazer a definição do Queijo MS Artesanal Caipira, os ingredientes obrigatórios, características sensoriais, de umidade, requisitos microbiológicos, processo de fabricação, peso e medida. “Estamos profissionalizando a elaboração artesanal de um produto tradicional de nosso Estado, com normas visando a segurança alimentar e padronização”, afirmou.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS