Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 14 de Maio de 2025


Rural Segunda-feira, 02 de Abril de 2012, 11:58 - A | A

Segunda-feira, 02 de Abril de 2012, 11h:58 - A | A

Acrissul homenageia o ex-governador Pedro Pedrossian em lançamento da Expogrande nesta segunda-feira

Natália Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) promove no dia 2 de abril o lançamento oficial da Expogrande 2012, feira que acontece de 12 a 22 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, com entrada franca.

Neste ano a associação informa por meio de sua assessoria que prestará uma homenagem ao ex-governador Pedro Pedrossian, com o lançamento de um selo postal. A solenidade acontece no tatersal de elite “Fábio Zahran”, a partir das 20 horas.

Com isso a diretoria da Acrissul mantém uma tradição de prestar homenagens sempre no lançamento ou na abertura da Expogrande de cada ano. Em 2009 prestou homenagens dando o nome de ex-presidentes às ruas, tatersais, pistas de julgamentos, avenidas e outros logradouros do Parque de Exposição Laucídio Coelho. E, 2010 lançou o selo postal em homenagem a Laucídio Coelho; em 2011 foi a vez do ex-senador e ex-prefeito de Campo Grande Lúdio Martins Coelho ser homenageado com o lançamento de selo postal. 

Segundo Francisco Maia, presidente da Acrissul, a decisão de homenagear o ex-governador Pedro Pedrossian foi uma decisão unânime da diretoria. “Pela importância que o Pedrossian tem para a história e principalmente para a própria história do agronegócio regional”, afirma Maia. O ex-governador foi o responsável pela criação de importantes programas de incentivo à produção rural, como o Novilho Precoce, o Terra Viva, Leitão Ouro e Fronteiras do Futuro, onde estabeleceu importantes conexões entre regiões produtoras do Estado, com a construção de pontes, rodovias, linhões de energia, entre tantos outros projetos criados e desenvolvidos ao longo de suas gestões frente ao governo e ao Congresso Nacional. 

Clique na imagem para acessar a galeria

  Maia disse que a decisão de homenagear o ex-governador Pedrossian foi uma decisão unânime da diretoria.
Foto: Deurico/Capital News

Pedro Pedrossian nasceu em Miranda, dia 13 de agosto de 1928. Filho de João Pedro Pedrossian e Rosa Pedrossian, ambos de origem armênia, formou-se em engenharia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. 

Pedrossian foi governador de Mato Grosso no período de 1966 a 1971, antes que o estado fosse dividido. Foi eleito senador em 1978. Em 1980 assumiu o cargo de governador nomeado do estado de Mato Grosso do Sul em 7 de novembro daquele ano. Em15 de março de 1991 assumiu novamente o cargo de governador sul-mato-grossense — eleito em pleito direto ocorrido em 1990. Permaneceu no posto até 1º de janeiro de 1995. 

Foi condecorado com a medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro, e com a Ordem do Mérito Aeronáutico. Em suas administrações foram criadas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sediada em Cuiabá, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sediada em Dourados, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com sede em Campo Grande. Inclusive recebeu título de doutor honoris causa pelas Universidade Federal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. 

Em maio de 2006 lançou o livro de memórias Pedro Pedrossian – O Pescador de Sonhos, publicado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em que relata a sua trajetória política, marcada pelo empreendedorismo e visão futurista.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS