Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


2021 Sábado, 01 de Janeiro de 2022, 11:00 - A | A

Sábado, 01 de Janeiro de 2022, 11h:00 - A | A

Retrospectiva 2021

Futebol sul-mato-grossense tem mais uma temporada sem brilho

Novidade foi o título estadual do Costa Rica, com Águia Negra e Aquidauanense repetindo fiascos em competições nacionais

Rogério Vidmantas
Capital News

RETROSPECTIVA 2021

Rodrigo Moreira/Operário FC

Comercial Operário

Operário e Comercial foram apenas coadjuvantes em mais uma temporada

A temporada 2021 do futebol sul-mato-grossense foi encerrada no penúltimo dia do ano, com a conclusão da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense, mas, com exceção de um campeão inédito na Série A, foi mais um ano sem novidades favoráveis. EC Águia Negra e Aquidauanense FC representaram o Estado em competições nacionais sem nenhum brilho, pelo contrário. Como consequência, o futebol estadual desceu mais alguns degraus no Ranking de Federações da CBF e ficou à frente apenas de Rondônia e Amapá.

 

Série A Estadual

Vinicius Eduardo Photo

Costa Rica

Costa Rica comemorou seu primeiro título sul-mato-grossense

No Campeonato Sul-Mato-Grossense, a novidade ficou pelos primeiros colocados. O Costa Rica EC, enfim, fez a campanha que a cidade sempre esperava e conquistou seu primeiro título. Na segunda posição veio o Dourados AC, clube formado em 2020 e disputou a Série A pela primeira vez, após o título na segundona. A maior decepção foi o Águia Negra, que vinha de um bicampeonato e sequer passou da fase de classificação.

 

A competição foi disputada em um novo formato. Os dez clubes foram divididos em duas chaves, com os três melhores de cada lado avançando para um hexagonal decisivo em que os seis disputaram entre si em turno e returno com o time de maior pontuação sendo campeão. Ainda na primeira fase, Novo FC e o SC Três Lagos foram os piores de cada chave e rebaixados para a Série B. Águia Negra no Grupo A e SER Chapadão no B foram os quartos colocados e não foram nem para um lado e nem para outro.

 

Entre os classificados, Costa Rica e Dourados já davam pinta de que brigariam pelo título. No Grupo A, o DAC, sem sustos, terminou em primeiro com 18 pontos, tendo Aquidauanense em segundo com 16 e Operário FC com 12 pontos, em terceiro. No B, o CREC somou 20 pontos, a melhor campanha da primeira fase. 

 

No hexagonal, porém, o Dourados começou patinando com derrota em casa, enquanto o Costa Rica entrou no caminho do título desde a primeira rodada. Dos dez jogos que disputou nesta fase, venceu oito, empatou um e perdeu um, para o Operário, em Campo Grande, por 1 a 0. O título veio na penúltima rodada, com goleada sobre o Comercial por 4 a 1, também na Capital. A partida final, contra o Aquidauanense, em Costa Rica, foi com vitória, mas apenas para fazer festa da taça com a torcida. O campeão terminou com 25 pontos, enquanto o DAC, que se recuperou depois e, com vitória por 4 a 2 sobre o Operário fora de casa, ficou com o vice-campeonato, somando 20 pontos. 

 

Nacionais

Cid Fernandes/Rio Branco FC

Rio Branco Águia Negra

Águia Negra foi só decepção na temporada 2021

Nas competições fora do Estado, mais um ano de decepções. Na Copa do Brasil, queda na primeira fase. Único representante sul-mato-grossense, o Águia Negra recebeu o Vitória-BA, em Rio Brilhante, e perdeu por 1 a 0. 

 

Na Série D do Campeonato Brasileiro, o Aquidauanense disputou a fase preliminar contra o Rio Branco-ES e perdeu duas vezes. Em casa foi goleado por 4 a 1 e na volta, em Vitória, foi batido por 2 a 0. 

 

Assim, o único representante local na fase de grupos foi, mais uma vez, o Águia Negra e a campanha foi uma das piores entre os 64 clubes que estavam na competição. No Grupo A6, o time de Rio Brilhante venceu apenas um dos 14 jogos que disputou e, das nove derrotas, várias foram por goleadas acachapantes, como 7 a 0 para Ferroviária-SP, 6 a 2 e 6 a 0 para Caldense-MG e 6 a 2 para o Rio Branco-ES, além de um 4 a 0 para o Boa Esporte-MG. No fim, lanterna da chave com apenas sete pontos e um saldo negativo de 28 gols.

 

O único lampejo aconteceu na Copa Verde, com o Aquidauanense chegando até as quartas de final. Eliminou o Gama-DF na primeira fase e o Atlético-AC na segunda. Nas quartas enfrentou o Vila Nova-GO, clube que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, e foi derrotado duas vezes, sendo a volta, em Goiânia, por 7 a 0. O Águia Negra também estava na competição, mas foi eliminado pelo Nova Mutum-MT na primeira fase com derrota em casa por 3 a 1. 

 

Ranking

Com resultados ruins, o futebol sul-mato-grossense segue despencando no Ranking da CBF. No Ranking Nacional de Clubes, o melhor clube de Mato Grosso do Sul é o Águia Negra, 95º colocado e único de MS no Top 100, com 684 pontos. Depois vem o Corumbaense FC, na 137ª posição, com 350 pontos.

 

O Operário FC está em 179ª colocação e soma 198 pontos. Em seguida vem o Aquidauanense que, neste ano, não passou da fase preliminar da Série D do Brasileiro. O Azul tem 150 pontos e está na 195ª posição. Depois aparecem dois times afastados do futebol profissional, com o Novo FC na 197ª posição com 132 pontos e o Sete de Dourados em 216ª colocação e 76 pontos. O RNC fecha com o EC Comercial, na 22ª posição e 66 pontos.

 

Federações

O mal desempenho dos clubes de Mato Grosso do Sul tem como consequência direta a queda da Federação no Ranking Nacional. O futebol sul-mato-grossense esteve até 2019 na 22ª posição e ano passado foi ultrapassada pelo Espírito Santo, o que custou uma vaga na Copa do Brasil. 

 

Neste ano, a queda foi maior. Com apenas 1.656 pontos, a FFMS está agora na 25ª posição, sendo superado por Roraima, com 1.833 pontos e Tocantins com 1.685 pontos. Rondônia tem 1.600 pontos e o Amapá, na última posição, soma 1.448 pontos.

Franz Mendes

Dourados Operário

Dourados AC disputou pela primeira vez o Estadual e ficou com o vice-campeonato

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS