Viajar pelo mundo é o sonho de muita gente, não é mesmo? Para Elisabetta e George é uma meta que há 15 anos se tornou realidade. Com um carro, uma moto e uma bagagem cheia de histórias e sonhos, os dois já conheceram cerca de 30 países e todos os estados brasileiros, Mato Grosso do Sul, claro! Com parada obrigatória na Capital Morena.
Depois desse dia, nunca mais nos largamos
Elisabetta Romano Jales, 74 anos, nasceu na Itália, mudou-se para o Brasil ainda na infância, se formou em Arquitetura e depois Pedagogia em São Paulo. Passou em um concurso público em 2002, e se mudou para João Pessoa. No Estado paraibano conheceu o parceiro de aventuras, George Walmor Jales, de 66 anos. “Depois desse dia, nunca mais nos largamos”, relembra.
A viajante conta que o marido sempre foi apaixonado por motociclismo, foi piloto de trilhas no passado, por isso gosta de lama, correr riscos e ela não fica atrás, adora uma aventura, a combinação perfeita para comprarem uma moto e iniciarem as viagens. O primeiro roteiro, Nordeste.
Nossos filhos já estão criados, é a hora da gente aproveitar
No estado, conheceram todas as capitais nordestinas em duas rodas. “Foi maravilhoso, uma experiência incrível, logo pensamos: Nossos filhos já estão criados, é a hora da gente aproveitar”, frisou.
E foi isso que aconteceu! Para isso, compraram um carro para levar a moto e poder realizar as vontades. O veículo os leva até a cidade ou país, a moto é para explorar o que têm por lá. Nessa rotina já são 20 anos juntos e 15 na estrada.
Com dupla cidadania, passam seis meses na Europa e os outros seis na América do Sul. George conta que vivem com o necessário, mas o mínimo é pensado com consciência financeira e ecológica. Para a alimentação e despesas estabeleceram uma cota diária, além disso, o aluguel do apartamento em João Pessoa ajuda com o pagamento de algumas contas.
A ideia das viagens, segundo Betta, é desprender da sociedade de consumo, viver de forma simples, sem exageros. O George é apaixonado por fotografia e a viajante em contar histórias, juntos escreveram um livro.
Na pandemia, os dois tiveram de parar de viajar e resolveram escrever sobre o que já tinham vivido, resultado: GEOGRAFIA DOS AFETOS: a arte de viver sobre duas rodas. De forma bem-humorada, o livro destaca os 15 anos de viagens deles pelo Brasil e América do Sul. “Foi escrito num período em que fomos obrigados a ficar em casa por causa da covid-19. O livro traz fotos, crônicas, perrengues que vivenciamos na estrada”. Detalha Betta.
Ah! Eles já nos deram muito trabalho, agora é a nossa vez de dar um pouquinho
O casal passou por Campo Grande no início de fevereiro, ficou uma semana e logo partiram para a Bolívia. Eles contam que embora já tenha conhecido alguns países tem metas ousadas para o futuro três metas, “Queremos conhecer o extremo Norte do Continente Europeu, fazer um giro pela África e o último é sair da América do Sul e chegar até o Alasca”, detalha Betta.
Eles falam que os filhos ficam preocupados, mas eles não pretendem parar tão cedo. “Ah! Eles já nos deram muito trabalho, agora é a nossa vez de dar um pouquinho”, brincou George.
Acervo pessoal

Torres del Paine - Chile
• • • • •
• REDES SOCIAIS •
• REPORTAR NEWS • |
Noeme Carvalho Malta 16/04/2024
Feliz em ler estas notícias sobre você e o George. Parabéns pelo livros Aproveitem o maximo
1 comentários