Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Reportagem Especial Quarta-feira, 11 de Outubro de 2023, 08:11 - A | A

Quarta-feira, 11 de Outubro de 2023, 08h:11 - A | A

Reportagem Especial

Meu Mato Grosso do SUL

O estado completa 46 anos de história com ponto forte no agronegócio

Renata Silva
Especial para o Capital News

Roberto Higa/Acervo Histórico MS

Mato Grosso do Sul completa 38 anos de emancipação política

Carreata, confete e serpentina: virou Carnaval nas ruas de Campo Grande

Há 46 anos, no dia 11 de outubro, o território uno de Mato Grosso passou a ser dois. Nesta data, através da Lei Complementar Nº 31, o general presidente Ernesto Geisel, "então comandante da ditadura militar que governava o Brasil desde 1964., criava o Estado sul-mato-grossense, uma das unidades federativas mais jovens do Brasil.

Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA)

Mato Grosso do Sul completa 38 anos de emancipação política

Mato Grosso foi separado após assinatura do presidente da república general Ernesto Geisel

Não há um consenso a respeito de todos os motivos que levaram o governo militar a impor a divisão de Mato Grosso. No entanto, a historiadora Marisa Bitar, relacionou alguns motivos que levaram a ditadura a impor a divisão, entre eles estão impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer as fronteiras locais com a Bolívia e o Paraguai e manter uma melhor relação política com o partido da ditadura.

Na época, com a divisão, 55 municípios ficaram do lado de Mato Grosso do Sul, e ao longo de 46 anos de história outros 24 foram criados. Em pouco mais de quatro décadas, o estado já se consolidou como uma das mais prósperas unidades da Federação, graças ao processo de acelerada modernização econômica, liderado pelo agronegócio com destaque para a criação bovina e o cultivo de grãos

Características do Estado

Divulgação

Temporada de pesca é reaberta em rios de Mato Grosso do Sul

Beleza cênica do Pantanal tornou a região um dos principais destinos turísticos

Quem nasce no Mato Grosso do Sul é o que? Sul-mato-grossense! O estado possui na sua paisagem natural dois biomas, o Cerrado e o Pantanal, além disso, tem um relevo, em sua maior parte, plano. Os 79 municípios do estado estão distribuídos em uma área de 357.145.534 mil quilômetros quadrados.

A cultura do Estado

Acervo pessoal

Prato típico: Qual é o que você mais gosta em Campo Grande?

Sobá, prato típico de origem japonesa

Mato Grosso do Sul é multicultural, isso porque o estado sofreu influência de vários povos Uma dessas influências é dos vizinhos paraguaios e bolivianos. A cultura sul-mato-grossense é reflexo da diversidade desses povos que habitam o estado.

Além disso, mato grosso do Sul também possui características de gaúchos que abriram fronteiras e criaram cidades na região. Está no Mato Grosso do Sul a terceira maior colônia japonesa do País.

A capital de Mato Grosso do Sul é Campo Grande, situada a pouco mais de 700 km de Cuiabá, capital do estado do “norte”. De acordo com o Censo Demográfico 2022, divulgados em junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul houve um aumento de 12,5% na população e chegou a 2.756.700 habitantes.

5 curiosidades sobre Mato Grosso do Sul

1. É o estado-símbolo do tereré
2. Atualmente é o segundo maior exportador de carne bovina do país.
3. É mundialmente conhecido por sua biodiversidade, encontrada principalmente no Complexo do Pantanal e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
4. A culinária da região conta com famosos pratos como: o arroz carreteiro, sobá e o arroz boliviano. Ah! e tem a famosa sopa paraguaia.
5. O povo Terena é formado por indígenas que ocupam áreas entre Campo Grande, ao leste, e o Rio Miranda, ao oeste. Residem em mais ou menos vinte aldeias.

Arquivp/PMCG

Tereré é reconhecido como patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul

Tereré está presente em todo lugar, em MS

 

MS 46 anos: sobre todos os trilhos da terra

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS