Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Reportagem Especial Terça-feira, 11 de Outubro de 2022, 08:31 - A | A

Terça-feira, 11 de Outubro de 2022, 08h:31 - A | A

Reportagem Especial

Mato Grosso do SUUUL e seus 45 anos de história

O estado é conhecido pela diversidade cultural e agropecuária

Renata Silva
Especial para o Capital News

Roberto Higa/Foto cedida

Mato Grosso do Sul completa 38 anos de emancipação política

 Carreata, confete e serpentina: virou Carnaval nas ruas de Campo Grandeo dia 11 de outubro de 1977

Quem tem orgulho de ser do MS faz questão de falar bem alto “DO SUUUL” sempre que alguém confunde o nome do nosso estado com o vizinho do norte, Mato Grosso. A confusão é normal e tem uma explicação, você vai entender!

Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA)

Mato Grosso do Sul completa 38 anos de emancipação política

Presidente Ernesto Geisel assina lei que criava estado de Mato Grosso do Sul


No dia 11 de outubro de 1977 o então presidente do Brasil Ernesto Geisel assinava a lei complementar que criava estado de Mato Grosso do Sul. Até então Mato Grosso do Sul fazia parte de Mato Grosso, ou seja, os dois eram um único estado, entendeu? A história de criação de MS soma hoje 45 anos de trajetória, entendeu o porquê da confusão?

De acordo com historiadores, o movimento separatista dos estados foi iniciado na década de 70, mas o estado só passou a existir como unidade da Federação em 1 de janeiro de 1977. De lá pra cá cada estado evoluiu segundo as suas dinâmicas e suas características individuais.

Acervo pessoal

Campo Grande completa 123 anos com centro lotado de imóveis abandonados

Maria Mada Greco


Segundo a historiadora e professora Maria Mada Greco várias foram as justificativas que levaram ao desmembramento do Estado, entre elas as principais a dificuldade de administrar Mato Grosso porque a área era muito extensa, o relevo e as peculiaridades biológicas. “Houve um planejamento muito consolidado para que houvesse a implantação de um novo estado. Desde 1975 já haviam estudos da possibilidade da divisão”, destaca a professora.

Localizado na região centro-oeste, Mato Grosso do Sul é um dos 26 estados das Unidades Federativas, sua capital é Campo Grande, carinhosamente chamada de Capital Morena. O estado é dividido em 79 municípios e ocupa uma área é de 357.147,995 km².

Conhecido pelas paisagens naturais, composta predominantemente por dois biomas, o Cerrado e o Pantanal, Mato Grosso do Sul, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia – IBGE de 2021, conta com uma população de 2.839.188 habitantes em é o 21º estado mais populoso do Brasil.

Acervo pessoal

Prato típico: Qual é o que você mais gosta em Campo Grande?

Sobá, prato típico de origem japonesa


Cultura
O estado de Mato Grosso do Sul é conhecido pela diversidade cultural, reflexo da diversidade de povos de diferentes estados e países que habitam o local. As principais influências são dos vizinhos paraguaios e bolivianos e também da presença de gaúchos.

É importante destacar que no estado esta a terceira maior colônia japonesa do País. As duas maiores ficam em São Paulo, no bairro da Liberdade, e em Londrina, no Paraná.

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de colheita de milho, grãos

Colheita de gãos


Economia
A pecuária e a agricultura são os principais elementos de desenvolvimento econômico em Mato Grosso do Sul. O estado possui o terceiro maior rebanho de bovino de corte do Brasil, ficando atrás, de São Paulo e do vizinho, Mato Grosso.

Além disso, é um dos mais importantes produtores de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar do País.

Política
O primeiro governador de Mato Grosso do Sul foi Harry Amorim Costa. Em 45 anos de história onze políticos governaram o estado, em mandatos alternados. O atual chefe de estado é Reinaldo Azambuja, que iniciou o mandado no dia 1º de janeiro de 2015 até a atualidade.

Roberto Higa/Acervo Histórico MS

Mato Grosso do Sul completa 38 anos de emancipação política

Primeiro governador de MS, Harry Amorim assina termo de posse

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS