As propostas que vão dar início às eleições para a escolha do novo reitor ou reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) devem ser enviadas pelo atual gestor da instituição, o professor Marcelo Augusto dos Santos Turine, para o Conselho Universitário da UFMS, no dia 21 de março.
O alinhamento ocorreu na última semana, durante viagem do reitor a Brasília, ocasião em que Turine se reuniu com representantes do Ministério da Educação (MEC) e com membros do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a Andifes.
Divulgação/UFMS

Turine ao lado da diretora de Desenvolvimento da Rede de Ifes do MEC,Tânia Mara Francisco
As informações foram divulgadas pela UFMS. Segundo a instituição, até o final deste ano, aproximadamente 24 universidades federais terão novos reitores nomeados pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Em junho deste ano começa o período de desincompatibilização de cargos e funções para a disputa nas eleições municipais, cenário que pode prejudicar a participação de possíveis candidaturas de servidores e estudantes das universidades.
As regras de escolha dos novos reitores são as mesmas dos últimos dez anos, mantendo os normativos legais existentes. O presidente Lula, em todas as reuniões com os reitores dos Institutos e Universidades Federais, tem reafirmado que respeitará as consultas e a eleição das instituições e nomeará o primeiro da lista tríplice.
De acordo com a UFMS, o reitor antecipou que a consulta à comunidade universitária deve ocorrer em maio e, na sequência, a eleição no Colégio Eleitoral da UFMS para o envio de todo o processo ao MEC até o mês de junho. Turine é reitor da universidade por dois mandatos. Ele venceu as eleições em novembro de 2016 e foi reeleito para o quadriênio 2020-2024, sendo seu segundo e último mandato.