Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Política Terça-feira, 30 de Julho de 2024, 11:12 - A | A

Terça-feira, 30 de Julho de 2024, 11h:12 - A | A

Agenda

Beto Pereira visita aldeia urbana Água Bonita após incêndio e propõe soluções definitivas

Pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Campo Grande destaca importância de planejamento e infraestrutura para a comunidade indígena

Vivianne Nunes
Capital News

O deputado federal Beto Pereira, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Campo Grande, visitou nesta segunda (29) a aldeia urbana Água Bonita, localizada no Bairro Tarsila do Amaral. O local foi recentemente atingido por um incêndio, deixando muitas famílias desabrigadas. A aldeia abriga 700 famílias das etnias terena, kadiwéu e guarani-kaiowá.

O incêndio, iniciado por uma queimada que atravessou a cerca da aldeia, destruiu alguns barracos e hortas comunitárias. Beto Pereira, acompanhado pela diretora-presidente da AGEHAB, Maria do Carmo Avesani Lopez, conversou com os moradores para entender quais ações de curto, médio e longo prazo podem ser implementadas para auxiliar a comunidade.

“O importante é criarmos soluções definitivas para essa comunidade. Eles estão aqui hoje totalmente apertados e precisam de mais área para poder produzir. É uma aldeia urbana, mas com tradicional participação de todos na agricultura, nas hortas comunitárias. Então, é necessário nós entendermos a realidade para planejarmos o futuro,” afirmou Beto Pereira.

Maria do Carmo ressaltou a necessidade de infraestrutura e regularização dos barracos existentes: “Estamos em tratativas com a comunidade para evitar a ampliação dos barracos e regularizar novamente os existentes, dando alguma infraestrutura para que eles possam manter as características rurais e suas hortas.”

Durante a visita, Beto Pereira também destacou a importância da OCA, localizada à frente da comunidade, onde os habitantes da aldeia comercializam os produtos de suas hortas. “É uma logística simples. O Governo do Estado já reformou o local, que estava destruído,” disse o pré-candidato.

A visita de Beto Pereira e Maria do Carmo à aldeia Água Bonita reflete um compromisso com a busca de soluções sustentáveis e a melhoria da qualidade de vida para as famílias indígenas que residem na área.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS