O candidato à Prefeitura de Campo Grande Beto Pereira (PSDB) apresentou uma radiografia do Núcleo Industrial, revelando que apenas 30% da área do polo é atualmente ocupada por empresas. A explicação para a subocupação está na falta de infraestrutura e serviços essenciais, como a falta de creches e limitação do transporte público.
O polo abriga aproximadamente 40 empresas que juntas geram cerca de 4,6 mil empregos, mas poderia ser muito mais. “A imagem que temos do Núcleo há 12 anos é a mesma que vemos hoje. Não há nenhuma mudança”, afirmou o candidato.
Durante visitas às empresas do Polo Oeste, Beto ouviu várias reivindicações, incluindo a necessidade de creches para que mães e pais possam trabalhar e deixar seus filhos próximos ao local de trabalho. Também foram mencionadas a falta de linhas de ônibus que atendam os trabalhadores, especialmente durante a noite, e a carência de asfalto, uma vez que a maioria das ruas ainda são de chão.
"Temos 30 vagas abertas, mas as máquinas de costura estão sem ninguém para operar. A falta de transporte para o período noturno impede que os funcionários aceitem trabalhar", lamenta Israel de Azevedo, gerente da Cativa. Para as mulheres que compõem 95% da mão de obra da indústria têxtil, a falta de creches próximas representa uma barreira quase intransponível.
Beto Pereira afirma que, caso eleito, sua gestão "vai adotar" o Núcleo Industrial, promovendo melhorias na infraestrutura e implementando creches para apoiar as famílias. "Precisamos devolver a Campo Grande um ambiente favorável para os empreendedores. É essencial que os núcleos industriais recebam a atenção necessária", enfatiza.
A proposta para abrir vagas em creches no local poderá ser realizada por meio de parceria com a iniciativa privada. "No Polo Oeste, essa reclamação é recorrente. Precisamos melhorar a infraestrutura dos nossos núcleos industriais, incluindo a criação de creches. Essa é uma necessidade das empresas, já que a mão de obra feminina é essencial e deve ser valorizada. Devemos garantir que as crianças tenham acesso às creches", afirmou Beto, destacando o compromisso de acabar com as filas por vaga em creches.