Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 18 de Julho de 2024


Judiciário Quinta-feira, 06 de Junho de 2024, 10:45 - A | A

Quinta-feira, 06 de Junho de 2024, 10h:45 - A | A

MPMS

Campanha contra violência doméstica é lançada em Dourados com presença de Raul Gazolla

Evento do Ministério Público aborda a importância de ações conjuntas para reduzir casos de feminicídio e violência doméstica

Vivianne Nunes
Capital News

Na noite dessa quarta-feira (5), Dourados foi palco do lançamento da campanha “Você merece um amor leve”, que trata da violência contra a mulher e do feminicídio. O evento contou com a presença do ator Raul Gazolla, embaixador das ações do MPMS para este tema desde o ano passado.

A campanha é promovida pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH) e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim). A iniciativa envolve também o Grupo de Atuação Especial dos Promotores de Justiça do Tribunal do Júri (Nojúri), o Núcleo da Cidadania (Nuci) e o Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), com apoio das Promotorias de Justiça da comarca de Dourados e da Assessoria de Comunicação (Assecom).

Esta é a primeira vez que uma campanha do MPMS é lançada no interior do Estado, com Dourados sendo escolhida para sediar o evento. A mesa solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, e composta por Claudia Loureiro Ocariz Almirão, Promotora de Justiça e Supervisora das Promotorias de Justiça Criminais de Dourados; Clarissa Carlotto Torres, Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid) e do Núcleo da Cidadania (Nuci); Izonildo Gonçalves de Assunção Junior, Promotor de Justiça de Dourados com atribuição na área de violência doméstica e familiar; e Alan Aquino Guedes de Mendonça, Prefeito de Dourados.

O Promotor de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Junior emocionou a plateia ao relatar casos de feminicídio, enquanto Claudia Loureiro Ocariz Almirão fez um discurso sobre a importância de combater a violência contra a mulher com rigor, prevenção e incentivo às denúncias. O Prefeito Alan Guedes parabenizou a iniciativa e destacou a parceria entre a Prefeitura de Dourados e o MPMS.

Romão Avila Milhan Junior enfatizou que a redução dos casos de violência doméstica e feminicídio só será possível com a união de todos os poderes, sociedade civil, iniciativa privada e imprensa. Ele também lembrou a necessidade de atender as aldeias indígenas da região, onde casos de violência doméstica são recorrentes.

Durante o evento, foram apresentadas peças publicitárias da campanha, e Raul Gazolla destacou que crimes contra mulheres destroem não só a vida das vítimas, mas também de suas famílias e amigos. Ele ressaltou a importância de uma nova cultura de respeito e combate ao machismo. O evento foi concluído com uma homenagem do Promotor de Justiça Luiz Eduardo Sant’anna Pinheiro às mulheres presentes.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS