Campo Grande Domingo, 16 de Junho de 2024


Executivo Domingo, 26 de Maio de 2024, 15:09 - A | A

Domingo, 26 de Maio de 2024, 15h:09 - A | A

Agricultura Familiar

Projeto “Adubando Oportunidades” completa um ano de entregas

Projeto realiza a entrega de adubo orgânicos aos produtores

Layane Costa
Capital News

Em maio o projeto "Adubando Oportunidades"completou um ano de funcionamento. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).

O projeto garantiu, ao longo do seu primeiro ano, o manejo correto de resíduos e a entrega de mais de 720 toneladas de adubo orgânico aos produtos. Apenas neste mês foram entregues cerca de 100 toneladas. Ainda, o projeto cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

“Nessa parceria com a Sidagro, nós das empresas sementeiras, pudemos dar uma finalidade correta e produtiva para os resíduos das sementes. O projeto surgiu por iniciativa da Prefeitura. Uma equipe de técnicos da Sidagro vieram aqui e observaram que havia esse resíduo de sementes e sugeriram a parceria para aproveitar e fazer o material orgânico para ofertar aos agricultores familiares”, explica Arnaldo Suzukawa, da Sementes Boi Gordo.

Proprietário da Chácara Vitória, localizada no Assentamento Sucuri, José Melquíades da Silva, é um dos beneficiados pelo adubo. “Trabalho por safra e a Sidagro sempre está aqui conosco apoiando em tudo. Eu só tenho a agradecer todo apoio, sempre temos algum serviço sendo prestado aqui”, diz.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O projeto "Adubando Oportunidades" cumpre as ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável - ao apoiar a segurança alimentar e promover práticas agrícolas sustentáveis. A ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis – ao incentivar a redução de resíduos. A ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima – ao reduzir o uso de fertilizantes químicos e promover o sequestro de carbono no solo e a ODS 15 – Vida Terrestre – ao utilizar adubo orgânico, o que ajuda a manter a saúde do solo e a biodiversidade.

Serviço

Para participar do projeto é preciso estar inscrito no Cadastro Municipal do Produtor. Para realizar o cadastro é preciso procurar a Secretaria no telefone 4042-0497 ou se dirigir até a sede no endereço Rua Dr. Antônio Alves Arantes, 263 – Chácara Cachoeira.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS