A Policlínica Cone Sul, parte do complexo do Hospital Regional de Dourados (HRD), já está em pleno funcionamento e representa um importante passo na regionalização dos serviços de saúde em Mato Grosso do Sul. Desde 29 de setembro até 21 de outubro, foram realizados 2.753 atendimentos entre consultas e exames de apoio diagnóstico. A unidade oferece estrutura moderna, equipada para procedimentos de média e alta complexidade, diminuindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Campo Grande.
Gerida pela Agir (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde), a policlínica foi planejada para atender pacientes encaminhados pela regulação estadual, com foco em ampliar o acesso a consultas e diagnósticos especializados. “É a nova arquitetura da saúde acontecendo. Só aqui são quase 7 mil exames e consultas por mês. Uma policlínica moderna, atual, com exames, médicos e diagnósticos de diversas especialidades”, afirmou o governador Eduardo Riedel durante a entrega da unidade.
Saul Schramm/Secom
Policlínica Cone Sul: investimento do Governo de MS reforça desenvolvimento e ampliação da saúde em Dourados
O investimento do Governo do Estado na obra foi de R$ 18,1 milhões, consolidando um marco na ampliação da rede pública de saúde do interior. Localizada às margens da BR-463, a estrutura compõe a primeira etapa do HRD e dá suporte direto ao Hospital da Vida e à UPA de Dourados.
A próxima entrega, prevista para dezembro, é a unidade matriz do Hospital Regional, que contará com 100 leitos — entre eles 20 de UTI — para atender os 33 municípios da região sul.
Pacientes e familiares já destacam os benefícios. Gilberto dos Santos, de 54 anos, levou a mãe Olinda de Deus, de 81, para uma consulta com cardiologista e exames complementares. “Viemos de Naviraí e fomos muito bem atendidos. Facilitou muito, assim a gente não precisa ir até Campo Grande, mais perto, mais rápido e eficiente”, contou.
Durante a cerimônia de entrega, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, elogiou o empenho do Estado em concluir obras estratégicas para a população. Ela ressaltou que o Mato Grosso do Sul é hoje um dos estados que mais recebe investimentos federais em infraestrutura, saúde e educação, graças à articulação do governo estadual com Brasília.
Ao lado do Prefeito de Dourados Marçal Filho (PSDB), do Senador Nelsinho Trad, de deputados e Vereadores, além do ex-governador Reinaldo Azambuja que começou esse projeto, Eduardo Riedel reforçou que o modelo de gestão da policlínica será expandido para outras regiões. “É a virada de chave da saúde do Estado que a gente começou a regionalizar, direcionar. O modelo que nós pensamos e implementamos em Dourados vai ser replicado em outras unidades”, disse o governador, destacando que o objetivo é garantir resolutividade, eficiência e atendimento humanizado em toda a rede pública de saúde.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.
















