Quinta-feira, 09 de Maio de 2024


Executivo Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023, 16:38 - A | A

Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023, 16h:38 - A | A

Reprodução

Noite especial reúne convidados para conhecer o 1º Plano Estadual de Economia Criativa do Estado

Plano tem a missão de estabelecer programas e projetos que promovam economia criativa

Juliana Brum
Capital News

A apresentação do 1º Plano Estadual de Economia Criativa construindo de forma colaborativa com os principais interessados das ´principais regiões do Estado aconteceu em uma noite de festa no Sesi da Capital e trouxe convidados de fora como Edna dos Santos que palestrou na noite.

Daniel Reino

Noite especial reúne convidados para conhecer o 1º Plano Estadual de Economia Criativa do Estado

Evento foi no salão do SESI na Capital

A missão do plano é estabelecer políticas, programas, projetos e atividades que promovam a economia criativa no Estado, com a formação de redes, espaços e ecossistemas, e fazer de Mato Grosso do Sul referência nacional em políticas e gestão para o setor.

“A gente não está entregando um plano, a gente está fazendo história”. A fala é do superintendente de Economia Criativa de MS, Décio Coutinho, mas espelha o sentimento de cada um dos construtores desta ideia, e parceiros como Sebrae, Sesc, Sesi e Prefeituras Municipais.

Depois de cruzar todo Mato Grosso do Sul em oito encontros regionais, a Superintendência ouviu artistas, criativos, artesãos, designers, pessoas ligadas à gastronomia, moda e tecnologia, arquitetura, fotografia, música, artes, e também gestores das regiões de Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Rio Verde, Campo Grande, Bonito, Dourados e Três Lagoas.

“O Mato Grosso do Sul já é uma referência nacional na indústria, no agronegócio e dos serviços, e a gente está buscando ser uma referência também na economia criativa com este plano que traça uma série de ações em oito eixos que visam entender esse sistema complexo e como isso pode ser tratado para que a gente possa ter as nossas metas avançadas”, explica Décio Coutinho.

Daniel Reino

Noite especial reúne convidados para conhecer o 1º Plano Estadual de Economia Criativa do Estado

Palestrante já discursou na ONU

O encontro contou com a presença de Edna dos Santos-Duisenberg, conselheira da International Policy Advisor – Creative Economia & Development.
Economista, pesquisadora e conselheira internacional para governos e instituições na área da economia criativa e políticas de desenvolvimento, Edna dos Santos-Duisenberg desenvolveu carreira profissional na ONU em Genebra ao longo de 30 anos, ocupando cargos de alto nível, e é mundialmente conhecida pelo trabalho pioneiro que desenvolveu na ONU na área da economia criativa como estratégia de desenvolvimento.

Palestrante do evento, Edna dos Santos falou do orgulho de estar no lançamento do plano e que enxerga o documento como um marco decisivo para alavancar o crescimento de Mato Grosso do Sul.

Daniel Reino

Noite especial reúne convidados para conhecer o 1º Plano Estadual de Economia Criativa do Estado

Secretário falou da importância da reunião de talentos e destacou que a união é essencial

Titular da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Ferreira Miranda, destacou em sua fala o quanto o programa é colaborativo em sua essência.

“Ninguém constrói nada sozinho, e essa união de forças é muito importante. Este plano nos orgulha muito. Reitero aqui o compromisso do nosso governador Eduardo Riedel com o fortalecimento da Economia Criativa, todo o Governo está envolvido nesse projeto, e a gente não tem dúvida de que a geração de renda vai surgir a partir desse plano estadual que já está fazendo uma grande diferença na economia do Estado”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS