Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 12 de Junho de 2025


Executivo Quarta-feira, 11 de Junho de 2025, 16:43 - A | A

Quarta-feira, 11 de Junho de 2025, 16h:43 - A | A

Lei de Diretrizes Orçamentárias

Mato Grosso do Sul projeta corte de gastos na LDO 2026 por queda no ICMS do gás

Secretário Eduardo Rocha destaca necessidade de uso responsável dos recursos

Viviane Freitas
Capital News

Arquivo/Wagner Guimarães/Alems

Setor produtivo sul-mato-grossense rejeita proposta de reforma tributária

Secretário Eduardo Rocha

A proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 prevê uma redução de despesas em Mato Grosso do Sul, especialmente devido à queda na arrecadação do ICMS sobre o gás natural importado da Bolívia pela Petrobras. O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, afirmou que o governo pretende adotar medidas de contenção. “O governador falou que temos que evitar gastos excessivos e usar com qualidade. O percentual do gás era 22% da receita do ICMS e diminuiu mais da metade”, disse.

Segundo dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a arrecadação do Estado caiu 0,58% em janeiro deste ano, comparado ao mesmo mês de 2024. “No semestre o gás vem já diminuindo a passo largo. Então o governo tem uma preocupação, nós temos que segurar o cinto. A preocupação do governador com a responsabilidade fiscal é muito grande”, reforçou o secretário. 

Apesar da queda na receita, o governo aposta no crescimento industrial para melhorar o cenário fiscal. “Essas indústrias que estão chegando num desenvolvimento muito forte, elas têm benefícios fiscais, se não, não vêm. Então, claro que com o tempo elas vão começar a pagar imposto, paga já um pouco, mas o Estado resolveu trocar o imposto pelo emprego”, explicou Rocha. Ele citou os projetos da Arauco em Inocência, Bracell em Bataguassu e a expansão da Eldorado em Três Lagoas.

Outro ponto destacado na LDO é o aumento das exportações para a China, impulsionado por tarifas dos EUA, o que favorece o comércio de commodities sul-mato-grossenses. A proposta também reforça que os objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal sejam alinhados ao Plano Plurianual (PPA) 2024/2027 – 2ª Revisão. 

Divulgação/Assessoria

Meio ambiente: Gás Natural é solução viável e positiva para conservação

Estado contabiliza queda na arrecadação do ICMS sobre o gás natural importado da Bolívia pela Petrobras

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS