“O FCO é um instrumento fundamental para levar desenvolvimento aos pequenos produtores do Estado”, afirmou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jaime Verruck, sobre os R$ 3,24 bilhões aplicados em Mato Grosso do Sul em 2025. Segundo ele, a maior parte dos recursos foi destinada ao setor rural, atendendo projetos de pequenos e médios empreendedores.
Verruck explicou que os investimentos priorizaram áreas estratégicas como correção de solo, reforma de pastagens, aquisição de matrizes bovinas, implantação de sistemas de irrigação e compra de máquinas agrícolas. “Essas ações não só aumentam a produtividade, mas também contribuem para a meta do Estado de se tornar carbono neutro até 2030”, destacou.
Sobre a distribuição regional, o secretário afirmou: “O FCO chega a todos os municípios, inclusive aos menores, garantindo que os recursos realmente impactem quem precisa. Paranaíba, Bataguassu, Dourados, Sidrolândia e Paraíso das Águas se destacaram nesse repasse.”
Sobre o FCO Empresarial, Verruck reforçou a atenção aos pequenos empresários: “Mais da metade dos recursos beneficiou mini e pequenos empreendedores, e isso mostra que nosso compromisso é com quem gera emprego e movimenta a economia local. Mesmo nas grandes cidades, o fundo está presente para apoiar empresas em capital de giro, compra de equipamentos e investimentos estruturais.”
Para este ano, o secretário afirmou que a tendência é de crescimento: “Em 2026, teremos R$ 3,1 bilhões destinados ao Estado, divididos entre Rural e Empresarial. Esse aumento reflete a força da economia sul-mato-grossense e reforça que políticas públicas de apoio a produtores e empresários continuam sendo prioridade do governo.”
Arquivo/Revista M&T
FCO foram aceitos para compra de máquinas agrícolas para uso no Mato Grosso do Sul
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


