Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 23 de Junho de 2026


Executivo Terça-feira, 23 de Junho de 2026, 16:32 - A | A

Terça-feira, 23 de Junho de 2026, 16h:32 - A | A

Luto

Governo de MS decreta luto oficial após morte de ex-governador Marcelo Miranda

Ex-governador teve trajetória marcada pela infraestrutura será velado nesta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa (ALEMS)

João Gabriel Vilalba
Capital News

O governador Eduardo Riedel (PP) decretou luto oficial pela morte do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda Soares. A família confirmou o falecimento do ex-governador do Estado e também ex-prefeito de Campo Grande nesta terça-feira (23).

Em edição extra do Diário Oficial do Estado, Riedel decretou luto oficial de três dias. O decreto entrou em vigor nesta terça-feira (23).

Conforme informações de familiares, o velório de Marcelo Miranda acontecerá na manhã desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), e será aberto ao público. Em razão da cerimônia, a sessão ordinária prevista para o dia foi suspensa.

Segundo o deputado estadual João Henrique Catan, neto de Marcelo Miranda, a despedida terá início às 8h. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande, em horário ainda a ser definido pela família.

A Assembleia Legislativa também decretou luto oficial de três dias e determinou que as bandeiras permaneçam hasteadas a meio-mastro. O ato da Mesa Diretora, publicado no Diário Oficial, não suspende as demais atividades administrativas da Casa de Leis.

Trajetória política

Formado em Engenharia em Uberaba (MG), Marcelo Miranda ingressou na vida pública após receber convite de Pedro Pedrossian e Levy Dias para disputar a Prefeitura de Campo Grande.

À frente da administração municipal entre 1977 e 1978, criou o Projeto Cura, programa voltado à realização de investimentos em diversas áreas da infraestrutura urbana, incluindo abastecimento de água, pavimentação e construção de escolas.

Com a criação de Mato Grosso do Sul, assumiu o comando do Estado entre 1979 e 1980, período em que participou do processo de estruturação administrativa da nova unidade federativa.

Durante sua gestão, promoveu a implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica de aproximadamente 400 quilômetros entre Campo Grande e Corumbá, incentivou a criação de 15 municípios e investiu na pavimentação de rodovias estratégicas para o desenvolvimento regional.

Marcelo Miranda também participou de importantes obras de infraestrutura, entre elas a construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá, localizada entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP).

Posteriormente, atuou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contribuindo para a implantação de um amplo programa que resultou na abertura de cerca de 4.500 quilômetros de estradas vicinais, consideradas fundamentais para a integração e o desenvolvimento de diversas regiões do Estado.

Reconhecido por sua atuação na política e na engenharia, Marcelo Miranda deixa um legado ligado à consolidação da infraestrutura e da administração pública de Mato Grosso do Sul.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS