Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 12 de Maio de 2025


Executivo Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 10:24 - A | A

Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 10h:24 - A | A

Cenário Nacional

Adriane Lopes coloca Campo Grande entre as melhores do país

Cidade alcança 4ª posição nacional em qualidade de vida.

Viviane Freitas
Capital News

Campo Grande alcançou um importante marco no cenário nacional ao ser reconhecida como uma das dez capitais brasileiras com melhor qualidade de vida, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado em 8 de maio. A capital sul-mato-grossense ocupa a 4ª colocação no ranking, com nota 0,8101, classificada como de desenvolvimento alto. O resultado, com base em dados de 2023, reflete os investimentos e avanços promovidos pela gestão da prefeita Adriane Lopes nas áreas de emprego, saúde, educação e economia.

O IFDM é elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e analisa os municípios com base em indicadores como emprego, renda, saúde, educação e PIB. Campo Grande apresentou uma evolução expressiva em relação ao ano-base de 2022, quando obteve nota 0,7886. Agora, além de figurar entre as melhores do Brasil, a cidade faz parte de um seleto grupo de apenas 4,6% dos municípios brasileiros classificados como de alto desenvolvimento.

Na área econômica, a Prefeitura tem mantido o foco na geração de emprego e renda, pilares fundamentais da gestão de Adriane Lopes. Os dados confirmam o impacto positivo dessas ações: o indicador de emprego e renda subiu de 0,9478 em 2022 para 0,9555 em 2023. Segundo a prefeita, “os investimentos em desenvolvimento sustentável e incentivo ao empreendedorismo estão trazendo resultados concretos”. Ela destacou que “a meta é continuar gerando oportunidades para que mais pessoas tenham acesso ao emprego e à renda”.

Deurico Ramos/ Capital News

Canteiro da Avenida Afonso Pena ganha revitalização preservando os valore históricos

Campo Grande em crescimento constante na atual gestão

A educação também tem sido uma prioridade na atual administração. A gestão de Adriane implementou uma série de melhorias, como o aumento de vagas na Rede Municipal de Ensino (Reme), reformas em todas as escolas, retomada de obras paradas há mais de uma década e a climatização das unidades escolares. “Estamos investindo na qualidade da educação porque acreditamos que é por meio dela que construiremos um futuro melhor para nossa cidade”, afirmou a prefeita. “Cada obra entregue, cada sala de aula climatizada, cada vaga criada na Reme é um passo a mais em direção a esse futuro.”

Na saúde, os avanços também são evidentes. O índice subiu de 0,7133 para 0,7501, refletindo investimentos contínuos em infraestrutura, atendimento e programas de atenção básica. Para Adriane Lopes, o resultado do IFDM é fruto de uma gestão comprometida com planejamento e responsabilidade. “Este reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas”, afirmou. E completou: “Seguimos fazendo o que precisa ser feito e fazendo o certo, investindo em áreas essenciais para garantir oportunidades, qualidade nos serviços e desenvolvimento sustentável para Campo Grande”.

Deurico/ Capital News

Parque das Nações Indígenas é fruto de inspiração e contato com a natureza

O Parque das Nações é lembrado pelas crianças, adultos e idosos como um lugar aprazível em Campo Grande

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS