Campo Grande 00:00:00 Domingo, 07 de Setembro de 2025


Polícia Terça-feira, 26 de Maio de 2009, 16:58 - A | A

Terça-feira, 26 de Maio de 2009, 16h:58 - A | A

Valter cobra reforço das brigadas contra incêndio em MS

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Equipar as aeronaves e helicópteros da unidade da Marinha, na cidade de Ladário para as operações de combate a incêndios na região do Pantanal. Esta foi à proposta defendida nesta terça-feira pelo senador Valter Pereira (PMDB/MS) durante reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. “Precisamos urgentemente reforçar nossas brigadas contra incêndios e não posso compreender, e muito menos aceitar, que nesta unidade da Marinha em Ladário fiquem no chão mais de dez helicópteros enquanto as chamas dos incêndios vão destruindo nosso Pantanal e a economia das cidades e dos produtores” protestou o senador.

A proposta recebeu apoio unânime dos senadores membros da Comissão de Agricultura, que pretendem realizar gestões junto ao Ministério da Defesa para viabilizá-la. “Tenho a certeza que o ministro Jobim terá sensibilidade em analisar e atender esta justa reivindicação dos produtores do Pantanal”, completou o senador Gilberto Goellner (DEM/MT).

Durante a abertura da reunião da Comissão de Agricultura, Valter Pereira fez um relato das reuniões das quais participou neste último final de semana nas cidades de Corumbá e Ladário. Segundo ele, os efeitos da longa estiagem – mais de dois meses sem chuvas – já estão colocando em sinal de alerta a economia do Estado.

“Sofre o meio ambiente e também o produtor. E não podemos ficar de braços cruzados. O governo precisa agir rápido”, alertou o parlamentar. De acordo com ele, a unidade da Marinha em Ladário possui dez helicópteros que não possuem equipamentos adequados para ações de combates a focos de incêndios.“No entanto, sabemos também que estes equipamentos não são caros e que a adaptação não é uma coisa do outro mundo. Falta apenas uma decisão estratégica do Ministério da Defesa e é isto que estamos cobrando”, justificou Valter Pereira.

Brigada nacional

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, garantiu ao senador Valter Pereira que nos próximos quatro meses será lançado o Plano Nacional de Combate a Queimadas e Incêndios Florestais. Durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, o senador explicou ao ministro a necessidade de serem ampliadas as Brigadas contra Incêndio no Pantanal, atingido pela maior estiagem nas ultimas décadas. Minc esclareceu que pediu ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que a defesa civil incorpore o combate às queimadas florestais.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS