Artista plástico de Mato Grosso do Sul, Jonir Figueiredo, de 71 anos, está internado na enfermaria, consciente, orientado e em observação neurológica da Santa Casa de Campo Grande, após ser espancado em um bar da Vila Planalto. Jonir está com coágulos na cabeça e aguarda avaliação neurológica.
Ele deu entrada no dia 13 de janeiro, após passar por uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Em dezembro, a família do artista plástico não conseguia contato com ele quando acabou sendo informada que a última vez que Jonir foi visto seria no dia 23 de dezembro, na Fundação de Cultura.
No dia 29 de dezembro, Figueiredo procurou a delegacia para registrar um boletim de ocorrência, afirmando que teria ficado três dias desacordado em sua casa, após ser agredido em um bar durante uma confraternização. Em seu relato, o artista disse que sofreu golpes com socos no rosto e rasteiras. O artista relatou em boletim de ocorrência que o agressor seria namorado de uma amiga e garçom em um restaurante na cidade. O crime teria ocorrido por ciúmes.
Depois de registrar o boletim de ocorrência, Jonir deu entrada na UPA e logo depois foi encaminhado para a Santa Casa, com coágulos na cabeça.
Os amigos relatam que o estado de saúde dele é delicado e inspira cuidados. Como não tem plano de saúde, pedem ajuda por Pix para arcar com a realização de uma cirurgia por causa dos coágulos.
Carreira
Corumbaense, Jonir Benedito de Figueiredo também é desenhista, gravador, performer cultural e técnico especializado em arte e cultura.
Ele expôs seus trabalhos em vários estados brasileiros e mundo afora, como no Mercosul, Japão, em cinco cidades da União Soviética, Europa e na ONU em Nova York. O artista está sempre em constante atividade, é citado em vários livros sobre arte e cultura do Estado e do Centro-Oeste.
Figuereido é bacharel em educação artística pela faculdade Unidas de Marília (SP) e atua há mais de 50 anos em Mato Grosso do Sul, tendo se tornado um dos principais artistas plásticos no Brasil e no exterior.
Em 1977, com a criação de Mato Grosso do Sul, a busca por uma identidade cultural própria do recém-formado estado inspirou a formação do Movimento Cultural Guaicuru, coletivo artístico do qual foi um dos idealizadores, fundadores e membro bastante ativo. Nos anos 2000, igualmente, teve extensa e significativa participação no cenário de desenvolvimento e popularização das artes visuais.
Serviço
O Pix é o CPF: 10388109149 - Jonir Benedito de Figueiredo.