A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a Operação Código 451, com objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada na falsificação e venda de diplomas de ensino superior em todo o país. Mato Grosso do Sul foi um dos estados onde a ação ocorreu, com cumprimento de mandados em Campo Grande e Cassilândia.
Segundo a PF, os diplomas falsos vinham sendo usados para obter registros profissionais e exercer ilegalmente profissões regulamentadas, como medicina, engenharia, direito, psicologia e educação física.
O principal articulador do esquema foi alvo da operação, além de diversos beneficiários da fraude. Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em mais 11 estados, incluindo Goiás, Minas Gerais, Ceará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.
Durante o cumprimento dos mandados, uma prisão em flagrante foi feita no Piauí após a apreensão de uma arma de fogo adulterada.
Falsificação estruturada e site fraudulento
As investigações começaram após um diploma falso ser apresentado para registro profissional. A PF identificou um site fraudulento, criado para simular uma plataforma oficial de verificação de diplomas universitários. O endereço eletrônico foi bloqueado judicialmente.
A investigação revelou uma estrutura criminosa com divisão de tarefas, envolvendo a produção, venda e uso de diplomas e históricos escolares falsos. O material era ofertado em redes sociais e aplicativos de mensagens. Ao menos 33 diplomas falsos foram vinculados ao site já bloqueado.
Conselho de classe e punições
A Polícia Federal já notificou os conselhos profissionais para que verifiquem e cancelem os registros obtidos com documentação fraudulenta. Pelo menos oito pessoas já estavam atuando profissionalmente com registros falsificados.
Os envolvidos poderão responder por crimes como falsificação de documento público, uso de documento falso, estelionato, exercício ilegal de profissão e receptação.