Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024


Capacitação Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024, 17:42 - A | A

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024, 17h:42 - A | A

Rodada de Empregabilidade do setor de bioenergia acontece sexta-feira em dez municípios

Senai oferece qualificações na ação que acontece na véspera do Dia Nacional da Bioenergia

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/Bunge

Unidade Monteverde da BP Bunge Bioenergia, localizada no município de Ponta Porã (MS)

MS conta com 22 usinas que produzem açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho

Na próxima sexta-feira (18) acontece a Rodada da Empregabilidade, voltada ao setor de bioenergia. A iniciativa é da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e da Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul), com participação do Senai. No sábado (19) é celebrado o Dia Nacional da Bioenergia.

Com oferta de qualificações na área de bioenergia, a Rodada acontece simultaneamente em dez municípios. O Senai estará presente em Campo Grande, Aparecida do Taboado, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Sidrolândia e Sonora. O evento também será realizado nas cidades de Caarapó, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante. A equipe também fará um diagnóstico quanto às necessidades de capacitações conforme a demanda da indústria e os perfis profissionais do mercado.

O objetivo do Rodada da Empregabilidade é conectar as usinas de bioenergia com pessoas que buscam oportunidades profissionais, oferecendo um processo de recrutamento ágil para 376 vagas abertas por diversas empresas do setor.

Entre elas estão Agroterenas – Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, BP Bunge Bioenergia, CerradinhoBio Neomille, Energética Santa Helena, Inpasa, Raízen, Usina Laguna e Usina Sonora.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador de um dos municípios participantes, munidos de documentos pessoais e carteira de trabalho, para se cadastrarem nas vagas disponíveis. No local, equipes de Recursos Humanos das usinas realizarão a seleção e o recrutamento em tempo real, encaminhando os candidatos para o processo seletivo mais adequado.

Entre as vagas oferecidas, destacam-se as ocupações de mecânico (automotivo, industrial e agrícola), eletricista, operador (moenda, classificador, caldeira, cozimento e centro de operações) e analista (laboratório, financeiro, ambiental, planejamento e controle da manutenção (PCM)). Embora a formação básica e experiência possam ser diferenciais, elas não são obrigatórias, e todas as vagas estão abertas para candidatos PcD (Pessoas com Deficiência).

Sobre o setor de bioenergia

O setor de bioenergia em Mato Grosso do Sul conta com 22 usinas que produzem açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho. Presente em mais de 40 municípios, o setor gera cerca de 30 mil empregos diretos e contribui com 16,5% do PIB industrial do Estado. Além disso, as empresas investem fortemente na capacitação e formação de seus colaboradores, oferecendo oportunidades de crescimento profissional. A bioenergia é fundamental para a matriz energética brasileira, uma das mais limpas do mundo, e contribui diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, substituindo combustíveis fósseis. Além disso, o setor é uma importante fonte de geração de empregos e renda, especialmente em regiões agrícolas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS