Campo Grande 00:00:00 Sábado, 18 de Janeiro de 2025


Opinião Domingo, 01 de Dezembro de 2024, 13:24 - A | A

Domingo, 01 de Dezembro de 2024, 13h:24 - A | A

Opinião

Resgatar a Ordem: O Papel dos Princípios Morais

Por Wanderson R. Monteiro*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Vivemos tempos em que a desordem é mais do que um efeito colateral proveniente da incompetência dos grandes líderes: ao que parece, em alguns casos, o caos e a desordem de nosso mundo atual parecem estar sendo intencionalmente utilizados na busca de poder e controle.

Dessa forma, diante da desordem que assola o mundo, é importante que cada um de nós retome o compromisso de valorizar, cada vez mais, princípios morais inabaláveis. A busca por valores elevados, como justiça, honestidade e respeito ao próximo, é a âncora que nos impede de ser levados pela correnteza de imoralidade e caos que domina o cenário atual. Em tempos de crise, a restauração desses princípios se mostra como o único meio de continuarmos firmes e incorruptíveis.

Em nossa sociedade atual, muitas vezes somos bombardeados por ideias, e até mesmo leis, que contradizem os valores morais "tradicionais", em nome de uma suposta liberdade que se resume à satisfação dos desejos individuais e egoístas, sem levar em conta o quanto a satisfação destes desejos podem afetar outras pessoas de nossa sociedade.

No entanto, é essa liberdade desmedida que nos leva ao caos. Sem um conjunto de princípios morais sério, que norteie nossas ações, a sociedade se torna cada vez mais vulnerável a corrupção e a degradação.

Dentro disso, a expressão "Ordo ab Chao" nunca foi tão aplicável: ao promoverem o caos, aqueles que estão no poder podem oferecer novos meios para se estabelecer uma ordem nova, uma ordem criada visando somente seus propósitos benefícios e desejos. Para combater essa ameaça, é preciso restaurar a ordem verdadeira, que nasce do respeito mútuo e da busca pelo bem comum.

Uma sociedade que se baseia em princípios sólidos é capaz de resistir a qualquer tentativa de dominação e manipulação. Para não sermos levados por essa correnteza caótica, é necessário reafirmar e fortalecer os valores que nos conectam uns aos outros e que proporcionam um sentido de ordem genuíno e duradouro.

Diante disso, precisamos restaurar a dar o devido valor aos bons princípios que sustentam a nossa sociedade. Para isso, precisamos rejeitar o relativismo moral e a desordem que ele gera, e construir, juntos, uma sociedade baseada em princípios sólidos para as futuras gerações. Apenas assim poderemos enfrentar o caos que nos ameaça e garantir a existência de uma sociedade que busca o bem-estar de todos.


*Wanderson R. Monteiro
Autor do livro “Cosmovisão Em Crise: A Importância do Conhecimento Teológico e Filosófico Para o Líder Cristão na Pós-Modernidade”.
Dr. Honoris Causa em Literatura e Dr. Honoris Causa em Jornalismo.
Bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia. Acadêmico Correspondente da FEBACLA.
Acadêmico Fundador da AHBLA. Acadêmico Imortal da AINTE.
Vencedor de quatro prêmios literários. Coautor de 15 livros e quatro revistas.
(São Sebastião do Anta - MG)

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS