Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025



Opinião Sábado, 06 de Abril de 2019, 13:23 - A | A

Sábado, 06 de Abril de 2019, 13h:23 - A | A

Opinião

Pelé e Coutinho, Tereza Cristina e Paulo Guedes: um gol na economia

Por José Luiz Tejon Megido*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Precisamos de duplas de trabalho que joguem competentemente no país. Recentemente, faleceu, infelizmente, o grande centroavante Coutinho, que ao lado de Pelé, fizeram a melhor dupla de ataque da história do futebol mundial: Pelé e Coutinho.

Alphaville Empresarial

José Luiz Tejon Megido - Artigo

José Luiz Tejon Megido

 

Agora, precisamos urgentemente de duplas fantásticas para dar uma virada no país. Os dados apontam para uma década perdida, esta última, na qual talvez não passemos de um crescimento de apenas 1% ao ano. Precisamos crescer nos próximos cinco anos a um objetivo de 4% ao ano para chegarmos a um PIB de 2 trilhões e meio de dólares, minimamente. Dessa forma, que venham os novos 'Pelés' e 'Coutinhos' do país.

O Presidente, Jair Bolsonaro, e o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia: bola na marca do pênalti, foco na reforma da previdência. Ministro Sérgio Moro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli: foco na segurança e nos crimes de corrupção.

Mas aí vem o x da questão – e que se não ocorrer, não iremos chegar aos 4% de crescimento da nossa economia – a dupla de ataque fundamental do país: a união do ministro da Economia, Paulo Guedes, formando tabelinha para o crescimento do país com Teresa Cristina, Ministra da Agricultura.

Esses dois ministérios reunidos significam camisa 9 e camisa 10 da economia do país, pois envolvem todas as cadeias produtivas do agribusiness, desde a indústria que forma a ciência e a tecnologia, passando pelos produtores rurais, seguindo na indústria de agregação de valor e processamento das matérias-primas originadas nos campos, indo ao comércio  e serviços, que reunidos formam na pior das hipóteses 1/3 do PIB brasileiro, com cerca de 500 bilhões de dólares.

A dupla do crescimento brasileiro envolve Paulo Guedes e Tereza Cristina, pois reúnem todas as cadeias produtivas do antes, dentro e pós-porteira das fazendas. No meio de campo, presidente Bolsonaro e Rodrigo Maia com foco na Reforma da Previdência, e na defesa o judiciário e Polícia Federal, com Moro e Dias Toffoli.

A hora do novo agronegócio, e que a Sociedade Civil Organizada, as Confederações Nacionais Empresariais se unam e se reúnam para um plano ao lado das duplas do sistema público.

Ministra Tereza Cristina e ministro Paulo Guedes são camisas 9 e 10 da nossa seleção…pra marcar gol.

 


*José Luiz Tejon Megido

Mestre em Educação Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, doutor em Educação pela UDE/Uruguai e membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS).

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS