Mesmo quando estamos aparentemente mentalmente sãos, temos muitas vezes dificuldade de nos reconhecer em um vídeo, em um áudio ou em um texto. Imagine quando se perde a memória... Tudo aquilo que éramos ou julgávamos ser simplesmente vai para um repositório desconhecido.
Unesp

Oscar D'Ambrosio
A situação se agrava quando quem está com amnésia é uma célebre cantora pop que não consegue recordar suas músicas e coreografias e muito menos se identifica com aquilo que tinha sido. Para reaprender o que ela uma vez fora, é contratada uma admiradora dela que trabalha e participa de um karaokê e cujas performances estão no YouTube.
Esse é o enredo do filme espanhol “Quem Cantará as Suas Canções?", dirigido por Carlos Vermut e com grandes intérpretes: Najwa Nimri, como a artista em busca de si mesma; e Eva Llorach, como a contida anônima fã que se torna professora do seu ídolo e é mãe de uma manipuladora adolescente, visceralmente vivida por Natalia de Molina.
Em meio a essa complexa situação, está a empresária da cantora, interpretada por Carmen Elias, que consegue navegar com primor entre o carinho que sente pela protegida e a necessidade emocional e financeira de que ela volte a ter o sucesso que teve antes de uma pausa de dez anos, causada pela morte da mãe.
O quarteto defende um roteiro com interessantes reviravoltas. Cada uma das atrizes consegue mostrar que não se está falando de anjos ou vilões, mas de pessoas que têm desejos, questões econômicas a resolver e carências existenciais. O peso de cada uma dessas facetas se altera ao longo de uma narrativa que nos faz entender melhor o que somos e fingimos ser.
*Oscar D’Ambrosio
Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
• • • • •
A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News |