É muito difícil estabelecer as formas ou métodos para se prevenir as lesões no Esporte, mesmo porque quando abordamos esse tema, temos que considerar em primeiro lugar os aspectos de cada esporte em si, isto é, dependendo da forma como determinada prática é exigida e realizada, algumas estruturas do nosso organismo serão sempre submetidas a sobrecargas maiores que outras partes do corpo que não trabalharam tanto (proporcionalmente).
O segundo aspecto é a avaliação de como se encontra a estrutura física do esportista: aspectos músculo esqueléticos, cardiorrespiratória, humoral (sim, aspectos humorais/emocionais negativos de praticantes num determinado dia podem facilitar o aparecimento de lesões se a prática for desenvolvida justamente naquele período).
Não podemos alterar as exigências físicas necessárias de cada esporte em particular, ou seja, para sua prática, a exigência de determinadas partes do nosso corpo sempre vai existir, em maior ou menor grau; sendo assim, para um indivíduo que tenha uma lesão ligamentar de joelho ocorrida durante a prática do futebol, mas não tratada (ele anda normalmente, mas tem um joelho instável), se optar para jogar tênis, essa prática poderá ser "fatal" para o joelho, pois é um esporte que exige boa musculatura, capacidades de giro rápido sobre os joelhos e, portanto, capacidade física básica de membros inferiores em estado muito bom.
Sendo assim, além das condições físicas exigidas para cada esporte, podemos administrar muito bem as condições pessoais do futuro praticante: desde as condições cardiorrespiratórias (infarto mata!);as condições musculares e ligamentares, onde essas eventuais limitações físicas individuais podem ser corrigidas baseadas nos objetivos esportistas desse praticante para o futuro.
Pode parecer piegas traçar comentários sobre lesões do esporte e sua prevenção, mas é impressionante a quantidade de pacientes que se apresentam em consultórios com dores, pequenas em intensidade, mas às vezes de difícil tratamento, muitas arrastadas, e que não teriam ocorrido se se tivesse feito um correto condicionamento pré-esportivo, se tivesse feita uma avaliação de suas limitações naquele momento, se interrompesse seu treino por que a dor está "avisando" que algo não está bem.
Em suma, da mesma forma que você prepara seu carro para uma viagem (pneus/ revisão/combustível, etc.), seu corpo também deve estar preparado para se submeter a uma nova carga de trabalho para a qual ele não está preparado. Aqui a participação do educador físico, do médico de esporte, do fisioterapeuta (quando necessários) é fundamental.
No futuro abordaremos as lesões mais comuns dentre os esportes mais comuns em nosso meio e as formas mais comuns de prevenção.
*Roberto Cisneros
Médico ortopedista, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Sociedade Internacional de Cirurgia de Joelho e Ortopedia do Esporte
• • • • •
A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News |