Você acredita no futuro da humanidade? Então assista ao filme “Submersão”, de Wim Wenders. O consagrado diretor alemão conta a história de amor entre uma exploradora de oceanos que acredita que exista vida nas profundezas da água, mesmo sem luz e oxigênio, e um agente secreto que se disfarça de engenheiros de águas para combater uma ameaça terrorista na África.
Unesp

Oscar D'Ambrosio
Os atores Alicia Vikander, com sua delicada sensualidade, e James McAvoy, com ampla intensidade, apresentam personagens marcados por ideais. Acreditam piamente nas teses que defendem e isso leva a uma dificuldade de envolvimentos afetivos. Colocam suas profissões e sonhos acima de tudo. E isso traz seus ônus.
O principal está na dificuldade de acreditar nos outros. Vencido esse desafio, a mesma energia utilizada para mergulhar nas profundezas do mar ou para resistir a humilhações e torturas é utilizada com foco na possibilidade do reencontro, que, em diversos momentos, parece improvável e incerto, já que a ciência e a segurança mundial demandam muito.
O filme reacende a esperança do ser humano em si mesmo e de se reinventar emocionalmente, dando espaço a uma paixão sem perder a competência na atividade profissional. Desse modo, seria possível ser o melhor em uma área e, mesmo assim, se apaixonar. Para o cineasta, o amor é um aglutinador de forças e não uma fraqueza, algo corajoso de defender no atual mundo empresarial altamente competitivo.
*Oscar D’Ambrosio
Jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
• • • • •
A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News |