O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília aplica neste domingo (2) a prova para 900 vagas de agente administrativo no Ministério da Saúde. O salário é de R$ 1.814,95. Estão inscritos 199.946 candidatos - 222,16 por vaga.
Em fevereiro de 2009, quando o ministério pretende iniciar a posse dos servidores, o salário estará ajustado em R$ 1.910,95.
O cargo de agente administrativo integra a carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho.
A seleção terá exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas e de prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório.
As provas serão realizadas nas capitais estaduais e no Distrito Federal, terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas às 14h.
Serão corrigidas as provas dissertativas dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados em até quatro vezes o número de vagas previsto no edital para a unidade de vaga do Distrito Federal e seis vezes o número de vagas previsto para as demais unidades de vaga.
A avaliação de conhecimentos básicos englobará língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo e informática. A prova de conhecimentos específicos será composta por noções de direito constitucional, de direito administrativo, de técnicas de arquivo e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) – que inclui a Lei n.° 8.080/90 e Lei n.° 8.142/90 (SUS), com respectivas alterações, a Constituição Brasileira, dos artigos 196 ao 200 e a Política Nacional de Saúde.
O candidato deve ter nível médio de escolaridade. A maior parte das vagas é para o Distrito Federal – 600 -, e há oportunidades em 25 estados (veja lista abaixo).
Não estão previstas vagas para o Rio de Janeiro porque o Ministério da Saúde já possui banco de candidatos aprovados na categoria funcional e aguarda autorização do Ministério do Planejamento para convocar 100 candidatos.
Atribuições
A atribuição principal do agente administrativo é dar suporte às atividades administrativas de nível médio do ministério. É o agente administrativo que cuida desde a elaboração de um ofício, lançamento de informações em sistemas administrativos tais como SIAPE e SIAFI, controle de passagens e diárias, passando por auxílio nos processos disciplinares e de arquivo.
O concurso é para suprir a necessidade atual do Ministério da Saúde e cumprir acordos com o Ministério Público de acabar com a terceirização em desacordo com o Decreto 2.271/97.
"No caso específico do agente administrativo, a idéia é que quem está nessa atividade, seja servidor, pois ele vai lidar com sistemas importantes como processos judiciais, licitações, pregões, tudo de muita responsabilidade”, explica a Coordenadora-Geral de Recursos Humanos do Ministério da Saúde, Elzira Espírito Santo. (G1)
• • • • •
• REDES SOCIAIS •
• REPORTAR NEWS • |