Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Nacional Sexta-feira, 04 de Março de 2016, 12:58 - A | A

Sexta-feira, 04 de Março de 2016, 12h:58 - A | A

Operação Aletheia

Lula presta depoimento à PF no aeroporto de São Paulo

Houve confusão em frente ao edifício onde mora o ex-presidente e no aeroporto de Congonhas

Adriel Mattos
Capital News*

Kleber Tomaz/G1

Lula presta depoimento à PF no aeroporto de São Paulo

Sala onde Lula teria prestado depoimento

O ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prestou depoimento à Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (4) no aeroporto internacional de Congonhas, em São Paulo. Ele foi conduzido coercitivamente pela corporação.

Foi deflagrada nessa sexta-feira uma nova fase da Operação Lava-Jato, que investiga um suposto esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Intitulada Aletheia, a nova operação, os alvos são endereços ligados ao ex-presidente.

Deurico/Capital News

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O nome dessa operação é de origem grega e significa “busca da verdade”. Segundo a PF, o apartamento de Lula, em São Bernardo do Campo (SP), e o Instituto Lula, em São Paulo são alvos da operação.

Lula foi levado de seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP) em uma viatura descaracterizada para o aeroporto de Congonhas, onde prestou depoimento por mais de três horas, de acordo com o portal G1. Ele deixou a delegacia da Polícia Federal onde estava, segundo a TV Globo, e foi para o diretório do PT, já de acordo com a Globo News.

A ação também ocorreu em um sítio em Atibaia (SP), supostamente freqüentado pelo petista. Conforme a Globo News, investigadores apreenderam objetos pessoais de Lula, e a suspeita é alguns deles pertencem ao Palácio do Planalto e não deveriam ter saído de lá.

 

 Saiba mais

  Lava Jato apura pagamentos de empreiteiras para Instituto Lula

  PF deflagra nova fase da Lava Jato e vai ao apartamento do ex-presidente Lula

Confusão
Com a notícia da condução coercitiva do ex-presidente, diversos manifestantes se reuniram na frente do edifício onde ele mora. Os gritos se dividiam entre “Lula guerreiro do povo brasileiro” e “Fora PT” e carros passavam buzinando pelo prédio.

Tahiane Stochero/G1

Lula presta depoimento à PF no aeroporto de São Paulo

Saguão do aeroporto de São Paulo lotado de manifestantes

Foram soltos fogos de artifício no local. Várias brigas foram registradas entre manifestantes a favor e contra o ex-presidente.

Um grupo supostamente de apoio a Lula agrediu um fotógrafo, ainda conforme o G1. A situação se acalmou após a chegada da Polícia Federal, Polícia Militar e Guarda Municipal. Três foram presos, um por injúria racial e dois por agressão.

No aeroporto de São Paulo, o clima também ficou tenso. Manifestantes a favor do ex-presidente gritavam “Não vai ter golpe” e “Lula guerreiro do povo brasileiro”. Aqueles que posicionavam contra Lula exibiam bonecos do ex-presidente vestido de presidiário.

 


*Com informações do portal G1, da TV Globo e da Globo News

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS