Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Internacional Segunda-feira, 15 de Abril de 2019, 14:08 - A | A

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019, 14h:08 - A | A

Incêndio a esclarecer

Catedral de Notre-Dame é atingida por fogo em Paris

Fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais.

Flavia Andrade
Capital News

Reprodução/TvGlobo

Catedral de Notre-Dame é atingida por fogo em Paris

Causas do incêndio ainda são desconhecidas e polícia francesa trata caso como um acidente.

 

Nesta segunda-feira (15), um incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, por volta das 19h (Horário de Paris - 14h horário de Brasília-Brasil ). Usuários divulgaram primeiro o fogo em redes sociais. Não se sabe ainda o motivo do incêndio. Segundo a emissora France 2, a polícia está tratando o caso como um acidente.

 

A polícia isolou a área e está retirando os turistas que estavam dentro da catedral, uma grande operação dos bombeiros está tentando controlar as chamas, que afetam sobretudo a torre central da catedral, que é visitada por milhares de pessoas todos os dias. 

 

De longe é possível ver a fumaça saindo do topo da catedral medieval, enquanto chamas saem das duas torres dos sinos, segundo vídeos que circulam pelas redes sociais.

 

A Catedral de Notre-Dame está localizada na Île de la Cité (uma pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do rio Sena).

 

A Igreja fica rodeada pelas águas do rio Sena. Não é a igreja mais antiga, nem a maior ou a mais alta do mundo, porém, está entre as mais famosas.

 

Desde sua fundação a catedral testemunhou o nascimento de 80 reis, dois imperadores e cinco repúblicas. Também assistiu à participação da França em duas guerras mundiais.

 

De acordo com o repórter da rede BBC, as famosas gárgulas, que protegem a construção contra espíritos malévolos, viveram glórias e tragédias ao longo dos séculos. Entre elas, Notre Dame foi saqueada e quase demolida durante a Revolução Francesa.

 

Porém, o monumento, erguido em homenagem a Nossa Senhora - daí o nome, Nossa Senhora de Paris, sobreviveu a tudo isso.

 

Construída em 1163, a arquitetura só foi concluída 180 anos depois.

 

Antes de ser terminada, a obra em construção já atraía cavaleiros medievais que, durante as Cruzadas, iam a Notre Dame rezar e pedir proteção antes de partir para o Oriente.

 

No ano de 1431, com as obras já concluídas, foi entre suas paredes que um menino de dez anos, de saúde delicada - Henrique 6º, da Inglaterra -, foi coroado rei da França.

 

Ao som dos tubos do grande órgão da catedral, em 1804, Napoleão foi coroado imperador dentro dela.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS