Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Internacional Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020, 16:42 - A | A

Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020, 16h:42 - A | A

Após explosão em Beirute, primeiro-ministro do Líbano renuncia

Hassan Diab renunciou ao cargo menos de uma semana depois da megaexplosão que matou pelo menos 163 pessoas

Reuters

premiere líbano

 

O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, renunciou nesta segunda-feira (10). Ministros de seu governo estavam abandonando seus postos em consequência da megaexplosão no porto de Beirute, na semana passada, e em meio a uma onda de protestos que começou no fim de semana.

 

Segundo Portal G1, pouco antes do anúncio, ele afirmou que a explosão foi resultado de corrupção endêmica no governo. Em um discurso curto transmitido pela TV, ele afirmou que vai dar "um passo para trás para poder estar com o povo e lutar por mudanças junto com as pessoas".

 

"Eu declaro hoje a renúncia deste governo. Que Deus proteja o Líbano". – Hassan Diab

O presidente do país, Michel Aoun, aceitou o pedido de demissão do premiê libanês mas anunciou, em um pronunciamento televisionado, ter pedido a Diab que seguisse trabalhando de maneira interina até a formação de um novo governo.

 

A renúncia foi anunciada em mais um dia de protestos no Líbano, enquanto manifestantes que faziam ato no centro revitalizado de Beirute atiravam pedras em agentes de segurança que tentavam proteger a entrada do Parlamento. As forças do estado respondiam ao protesto com gás lacrimogêneo.

 

Protestos crescem no Líbano, manifestantes invadem prédios do governo e ministros renunciam

No fim de semana, moradores da capital do país começaram a protestar contra o governo. Diab enfrentou pressão crescente para deixar o cargo. Ele havia dito, no sábado, que solicitaria eleições parlamentares antecipadas.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS