Matheus Lima / Vasco

Vasco empata com Independiente del Valle (EQU) e se despede da CONMEBOL Sudamericana
Uma terça-feira de amargura para o futebol brasileiro na Copa Sul-Americana. Vasco da Gama e Bahia deram adeus à competição continental, sendo eliminados nos playoffs após os jogos de volta. Ambos os times precisavam reverter situações desfavoráveis, mas não conseguiram, frustrando suas torcidas e voltando suas atenções exclusivamente para os desafios nacionais.
Vasco não reage após goleada e amarga eliminação em São Januário
No Rio de Janeiro, em São Januário, o Vasco tinha uma missão quase impossível: reverter a goleada de 4 a 0 sofrida para o Independiente del Valle-EQU no jogo de ida. Apesar do apoio inicial de seus torcedores, que logo se transformou em vaias e coros de "vergonha" no intervalo, o Gigante da Colina não conseguiu o feito.
O time equatoriano abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo com Claudio Spinelli, aumentando a desvantagem vascaína. No segundo tempo, o Vasco demonstrou um pouco mais de brio e chegou ao empate com Vegetti, de cabeça, aos 20 minutos. No entanto, o 1 a 1 foi insuficiente diante do placar agregado de 5 a 1 para o Del Valle. A eliminação precoce na competição continental gerou forte cobrança dos torcedores ao presidente Pedrinho. O Independiente del Valle agora enfrentará o Mushuc Runa, também do Equador.
Rafael Rodrigues/EC Bahia

Bahia decepciona e está eliminado precocemente nos Playoffs da Copa Sul-Americana
Bahia perde na Colômbia e dá adeus à Sul-Americana
Na Colômbia, o Bahia também não teve sucesso em sua jornada continental. Após um empate sem gols em Salvador, o Tricolor de Aço precisava de uma vitória simples contra o América de Cali, mas foi derrotado por 2 a 0. O próximo adversário do América de Cali será o Fluminense.
Apoiado por sua torcida, o time colombiano impôs um ritmo forte e abriu o placar aos 27 minutos com Jhon Murillo. No segundo tempo, mesmo com a necessidade de buscar o resultado, o Bahia não conseguiu reagir. O América manteve a intensidade e ampliou nos acréscimos com Yojan Garcês, de cabeça, selando a eliminação do time brasileiro.
A torcida do Tricolor de Aço criticou bastante a escalação do atacante William José, que parecia sem condições físicas, e a ausência de Lucho Rodrigues entre os titulares.
Para o técnico Rogério Ceni, a eliminação na Sul-Americana soma-se ao fracasso anterior na Copa Libertadores da América, aumentando a pressão. Ceni lamentou a saída precoce, mas ressaltou a necessidade de focar nas competições nacionais. "Eu dei uma entrevista há tempos atrás e eu disse que infelizmente insucessos poderiam vir e logicamente que quando acontece, eu fico realmente triste, nunca gostei de perder a minha vida, infelizmente, a gente sai muito cedo dessa competição, agora nós temos outros jogos pela frente, no Brasileirão, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, temos que seguir, é triste não ter feito o suficiente para conseguir a classificação", declarou o treinador.
Esperança Brasileira na Sul-Americana
Apesar das eliminações de Vasco e Bahia, o Brasil ainda tem representantes na Copa Sul-Americana. O Grêmio e o Atlético-MG seguem na disputa. O Galo Mineiro tem vantagem, pois venceu o Atlético Bucaramanga no primeiro jogo. Já o Tricolor Gaúcho precisa reverter o placar, pois perdeu a primeira partida contra o Alianza Lima.