Em situações diferentes e não menos dramáticas, Comercial e Novoperário dependem dos jogos desta quarta-feira (5) para planejar seus futuros na competição. O Cene entra em campo pensando na vantagem da próxima fase. Nesta 13ª rodada, o Comercial folga, mas torce pro Novoperário segurar a reação do Aquidauanense, que de virtual rebaixado briga por uma vaga, justamente com os dois da Capital, quem não se classificar pode ir direto para o rebaixamento.
Mas antes disso, em Maracaju, o MAC recebe o líder Costa Rica. E só sairá da zona de rebaixamento se vencer e Misto e Aquidauanense não vencerem. Se o Costa Rica vencer, terminará na liderança isolada do grupo A e mais, se o Naviraiense não vencer, será a melhor equipe da 1ª fase, nesta combinação de resultados.
Já o Novo Galo pode ser o próximo a garantir uma vaga na segunda fase do Campeonato Estadual. Desde que vença o Aquidauanense logo mais às 20h, mas o jogo acontece no estádio Noroeste, em Aquidauana. O empate também pode classificar o Galo, desde que o Misto não derrote o Cene, às 21h, no Morenão. Já estão garantidos nas quartas de final Costa Rica e Cene, pelo grupo A, e Ubiratan, Naviraiense e Águia Negra pelo grupo B. Ainda às 20h, mais duas partidas, o Águia Negra recebe o Itaporã, em Rio Brilhante, e o Sete de Dourados visita o Ivinhema, no Saraivão.
Em Rio Brilhante, o Águia Negra recebe o desesperado Itaporã. Se vencer, pode terminar a rodada na liderança desde que o Naviraiense tropece contra o Urso. O Itaporã precisa vencer para sair da zona de rebaixamento torcendo para que o Sete de Dourados perca para o Ivinhema, porem se vencer, o Ivinhema garante a última vaga do grupo B na próxima fase. Já o Sete de Dourados se vencer, entra no G-4 e tira o Ivinhema. Caso perca e o Itaporã vença o Águia Negra, o Sete de Dourados volta para a zona de rebaixamento. Em Campo Grande, Cene x Misto jogam com pensamentos distintos. O Cene sonha com o 1º lugar do grupo dependendo de um tropeço do Costa Rica em Maracaju.