A 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro começou nesta sexta-feira (26) com cinco jogos e a possibilidade de um novo integrante no G4. Fora de casa, o Sport-PE venceu o Paraná Clube-PR, ainda na segunda posição, por 1 a 0 e entrou provisoriamente na zona de acesso. O Leão agora torce por tropeço do Londrina-PR que enfrenta o Oeste-SP, em Barueri, neste sábado.
O Paraná entrou em campo, no Estádio Durival Britto, em Curitiba, podendo assumir a liderança provisória da Série B. No entanto, mesmo jogando fora de casa, o Sport surpreendeu e conquistou os três pontos. Logo aos 11 minutos do primeiro tempo, o atacante Ezequiel foi derrubado por Guilherme Santos dentro da área. Hernane Brocador foi para a cobrança do pênalti e bateu com categoria, abrindo o placar para o Leão.
Perdendo por 1 a 0, o Tricolor teve muitas dificuldades para penetrar na defesa pernambucana. Nos minutos finais, os donos da casa até ensaiaram uma pressão, mas não conseguiram furar o bloqueio do Sport. O Rubro-Negro, por sua vez, administrou o resultado e levou a vitória na bagagem de volta para Recife. Com a vitória, o Sport vai dormir na quarta colocação, com 21 pontos. Já o Paraná permanece na vice-liderança, com 22 pontos ganhos.
Outros jogos
Em Belo Horizonte, o Atlético-GO visitou e venceu o América-MG por 1 a 0. O Coelho, jogando no Estádio Independência, até teve a chance de sair na frente em um pênalti aos quatro minutos, mas o goleiro Maurício Kozlinski buscou a cobrança de Jonatas Belusso. No fim do jogo, o Dragão garantiu a vitória com Jorginho.
Em Ponta Grossa, Operário-PR e Coritiba-PR fizeram um duelo paranaense no estádio Germano Kruger. Zagueiro Rodrigo abriu o placar para o Fantasma aos 32 minutos do primeiro tempo. Na etapa derradeira, o Coritiba voltou melhor e deixou tudo igual no confronto estadual. Giovanni cobrou falta para dentro da área, e o artilheiro Rodrigão, agora com nove gols, mandou a bola para o fundo das redes, fechando o jogo em 1 a 1.
Para completar, no Estádio Brinco de Ouro, o Guarani-SP deixou a lanterna ao vencer o São Bento-SP por 2 a 1, gols de Igor Henrique e Michel Douglas, com Vinícius Kiss descontando. No Santa Cruz, o Botafogo-SP recebeu o CRB-AL e foi derrotado por 2 a 0, gols de Ferrugem e Felipe Ferreira, ambos no segundo tempo.