A segunda fase da Copa do Brasil seguiu nesta quinta-feira (28) com mais dois classificados. Juventude-RS e Botafogo-PB seguem na competição ao eliminarem, respectivamente, América-MG e Tombense-MG, garantindo uma cota de R$ 1,2 milhão pelos jogos da próxima fase, onde começam os confrontos em ida e volta. Agora, 15 times estão classificados e outros cinco serão definidos na próxima semana.
Seguem na disputa da Copa do Brasil e por uma premiação total que passa dos R$ 70 milhões para o campeão, além de Juventude e Botafogo-PB, Londrina-PR, Luverdense-MT, Corinthians, Santa Cruz-PE, Vasco da Gama, Criciúma-SC, CRB-AL, Atlético-GO, Ceará-CE, Vila Nova-GO, Botafogo-RJ e Aparecidense-GO.
Tombos
O primeiro a avançar foi o Botafogo, que na primeira fase goleou o Operário FC por 4 a 1 no Morenão. Melhor no início no Estádio Antônio Almeida, o Belo poderia ter aberto o placar logo aos cinco minuto, mas Nando desperdiçou um pênalti. A resposta do Tombense veio aos 25, quando a arbitragem assinalou mais uma penalidade na partida. Juan cobrou no cantinho e abriu o placar para os mandantes. O time paraibano respondeu de maneira imediata. Clayton aproveitou uma sobra na entrada da área e, de primeira, deixou tudo igual, aos 28: 1 a 1. Na etapa final, Clayton voltou a marcar aos 19 minutos, virando o placar e, aos 23, Edson, de cabeça, voltou a empatar, fechando o jogo em 2 a 2.
Na disputa de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Saulo, que, além de defender duas penalidades, converteu a última cobrança do Botafogo, fazendo 7 a 6. Também anotaram para o Belo Marcos Aurélio, Adalgisio, Fábio Alves, Lula, Rogério e Fagner. Do lado mineiro, Juan, Vander, Everton, Lucas, Bruno e Lincoln balançaram as redes.
Caxias do Sul
No Alfredo Jaconi, o Juventude aproveitou o fator casa para eliminar o América e foi para o intervalo em vantagem. Nos acréscimos, a arbitragem assinalou pênalti para o time gaúcho. Genílson cobrou com segurança para abrir o placar. O segundo tempo começou com o Juventude a todo vapor. Com menos de um minuto de bola rolando, Moisés puxou rápido contra-ataque e achou Braian Rodríguez, que deu belo passe para Breno ampliar a vantagem jaconera. O Coelho conseguiu descontar aos 42 minutos com um pênalti. Na cobrança, Jonatas Belusso mandou para o fundo das redes. Sem tempo para mais nada, o Juventude ficou com a vaga na próxima fase da Copa do Brasil.