Naviraiense e Cene disputaram a primeira partida da final do sul-mato-grossense 2013 na tarde deste domingo (28) no estádio Virotão. Os quase 2 mil torcedores que compareceram ao estádio para apoiar o time embalado após classificação na Copa do Brasil não tiveram motivos para vibrar com o clube.
O jogo terminou com vitória do Furacão Amarelo por 2 a 1. O time da casa saiu na frente com gol de Campanário ainda no primeiro tempo, mas o Cene virou na segunda etapa com os gols de Vina e Careca, o artilheiro marcou de pênalti aos 39 minutos.
O Cene entrou em campo com a vantagem de jogar por dois resultados iguais para ser campeão deste ano. Mas o duelo não era de um gigante só. O time com melhor campanha da competição enfrentou o clube sul-mato-grossense mais comentado do momento. O Naviraiense se prepara para jogar contra o Payssandu na segunda fase da Copa do Brasil.
A partida prometia ser recheada de bons lances, mas o primeiro tempo decepcionou. Antes dos três minutos, as duas equipes já tinham chegado com perigo ao gol adversário, mas a empolgação parou por aí.
O time da casa começou buscando as melhores oportunidades, mas do outro lado a zaga do Cene se segurou e mostrou porque o sistema defensivo da equipe foi tão elogiado durante o campeonato.
Aos 20 minutos, o Cene era absoluto na posse de bola e comandou a partida, porém, não teve objetividade para chegar com perigo ao gol de Washington.
Das poucas vezes que chegou ao gol do Cene, o Naviraiense foi mais efetivo e abriu o placar. Aos 27 minutos, Buiu cobrou falta e Campanário subiu para marcar de cabeça. O gol enlouqueceu a torcida da casa que esperava por uma bonita vitória do clube.
Depois do gol, a produção das duas equipes caiu e o Naviraiense só teve mais uma chance aos 36 minutos com a infiltração de Robinho, mas a bola sobrou para o goleiro Guilherme.
Segunda etapa
O segundo tempo começou como terminou o primeiro: times sem criatividade. O Cene correu em busca do empate que só veio aos 25 minutos dos pés de Vina. Após uma cobrança de escanteio, o goleiro Washington deu rebote e depois de um bate e rebate na área, o cenista mandou para o fundo da rede.
O Gol trouxe um novo fôlego para o Furacão Amarelo, tanto que aos 33 minutos Keverson cruzou uma bola na área e Robenval desviou com a mão. Pênalti para o Cene e a chance do time colocar uma mão na taça se tornou real.
Robenval foi expulso e o atacante artilheiro Careca foi para cobrança. Em um chute bem colocado no lado esquerdo, o Cene virou o placar e fechou a conta da partida.
Nos últimos minutos, o Naviraiense resolveu correr atrás do prejuízo e uma sequência de duas bolas no travessão quase trouxe o empate para o time da casa, mas não dava mais tempo. O jogo terminou com vitória do Furacão por 2 a 1.
A grande final do campeonato será no próximo domingo (5) no estádio Morenão. O Cene pode até perder por um gol de diferença que conquistará o pentacampeonato estadual.
Confira a campanha das duas equipes até chegar à final do Estadual 2013:
Cene: terminou a primeira fase como o melhor colocado no Grupo A da competição. O time fechou a primeira fase com 28 pontos. Dos 12 jogos disputados, o Cene venceu 9, empatou 1 e sofreu duas derrotas. O aproveitamento da equipe ficou em 77,8%.
Nas quartas de final, o Cene disputou os dois jogos contra o Sete de Dourados e venceu as duas partidas por 3 a 0. Na semifinal, o Furacão Amarelo derrotou o Ivinhema por 1 a 0 no Morenão e 2 a 0 em Ivinhema.
Naviraiense: a primeira fase pelo Grupo B terminou com o time em segundo lugar com 19 pontos conquistados. A equipe de Naviraí venceu 5 partidas, empatou 4 e sofreu três derrotas. O aproveitamento do Naviraiense foi de 52,8% na primeira fase.
As quartas de final tiveram dois empates para o Naviraiense. O time jogou contra o Novoperário e empatou em 2 a 2 nos dois jogos, por ter tido a melhor campanha, o Naviraiense avançou à semifinal. Na penúltima fase do campeonato, o time do interior jogou contra o Itaporã, venceu a primeira partida por 1 a 0 e perdeu a segunda por 2 a 1.