Jarbas Oliveira/CBF

Torcedores lotaram os estádios do Nordeste, principalmente nas fases decisivas da competição
A edição 2023 da Copa do Nordeste terminou na semana passada com o terceiro título do Ceará-CE, campeão ao superar o Sport-PE, pênaltis, após uma vitória para cada lado nos jogos finais. Se o alto nível nos jogos entre os principais clubes da região deu o tom, com estádios lotados, comercialmente o principal torneio regional do país foi, mais uma vez, sucesso. Dezessete patrocinadores estamparam suas marcas em campo e dezenas de ativações foram feitas para aproximar a competição do torcedor.
O sucesso não parou aí. O interesse do torcedor pela Copa do Nordeste registrou um aumento expressivo de engajamentos nas redes sociais, e audiência de ponta em algumas capitais. E para fechar com chave de ouro uma final entre Sport e Ceará com uma bela festa de encerramento, com direito a show do cantor João Gomes levantando o público na Ilha do Retiro.
Tudo sob a tutela direta da CBF, que assumiu a organização da competição, a mais badalada do primeiro semestre do calendário nacional. Além de reajustar os valores de todas as fases da Copa, a entidade pagou ao campeão premiação recorde – o Ceará recebeu mais de R$ 6 milhões ao ganhar o título. No total, a competição distribuiu R$ 42 milhões aos clubes e federações envolvidas.
"Dobramos a premiação neste ano. Oferecendo mais recursos financeiros, tornamos a competição mais atrativa para patrocinadores e torcedores. Ano que vem vamos fazer um campeonato com uma premiação ainda mais interessante para todos os envolvidos. A Copa do Nordeste será melhor ainda em 2024”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
TV e Redes Sociais
Para se ter uma ideia do alcance e apelo da Copa do Nordeste, as duas partidas finais entre Sport e Ceará tiveram audiência fora de série em Recife e Fortaleza, por exemplo. Na capital pernambucana, o SBT, que transmitiu os dois jogos, venceu a Globo por 33,8 pontos contra 8,2 durante o confronto realizado na Ilha do Retiro. Em Fortaleza, na mesma noite, a goleada foi de 28,1 pontos contra 9,1.
Nas redes sociais, a Copa do Nordeste de 2023 também bombou. A página oficial da competição no Facebook teve um acréscimo de 189% de acessos. No Instagram, os números também falam alto, com 1,7 milhão de internautas interagindo com as publicações oficiais. Nessa plataforma, a Copa obteve mais 74 mil novos seguidores.
“Foi muito positivo o ajuste no calendário que evitou que a Copa do Nordeste de 2023 entrasse nos Estaduais. Deu para coexistirem de forma saudável. Foi supersaudável, de um modo geral, um sucesso. São nove Estados com times de tradição, com suas diferenças e rivalidades. É uma supercompetição, que teve uma superfesta na decisão, digna de uma grande final”, disse o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó.
Para o presidente do Ceará, João Paulo Silva, “a competição foi muito bem organizada”, o que, segundo ele, amplia o leque da Copa do Nordeste para o restante do País. “Não está interessando apenas quem é da região. Já caiu no gosto dos brasileiros. A Copa do Nordeste tem um glamour por envolver clubes de massa, como Ceará, Sport, Fortaleza, Bahia, Vitória e Santa Cruz e outros grandes do Nordeste”, completou.