O sábado de carnaval será de futebol pelo Campeonato Estadual. Cinco jogos acontecem pela nona rodada e com possibilidade de definições em relação à classificação e ao rebaixamento. A nona rodada começou na quarta-feira (27) com a vitória do líder Águia Negra sobre o ABC por 1 a 0, em Campo Grande, resultado que consolida a primeira posição do time de Rio Brilhante faltando ainda dois jogos para encerrar a primeira fase.
Apesar da distância, Corumbaense e, principalmente o Operário FC, ainda sonham com a ponta, mesmo que essa possibilidade seja cada vez menor. O Águia soma agora 22 pontos, oito a mais que os vice-líderes e é, matematicamente, o único classificado para as quartas de final.
Jogos
A rodada começa justamente com o Galo que, com uma partida em atraso, é o time com mais chance de ameaçar a liderança do Águia. No Estádio Chavinha, em Itaporã, às 15h, enfrenta o xará Operário AC, de Dourados, esse virtualmente rebaixado para a Série B. Vencendo, o time campo-grandense define a sua classificação e decreta a queda do adversário. A arbitragem será de Wilson Claudino Bezerra, auxiliado por Marcos dos Santos Brito e Élita Maria da Silva.
No mesmo horário, no Estádio Morenão, o derby campo-grandense entre Novo FC e Comercial é mais uma partida que pode definir classificado e rebaixado. O Colorado é quinto colocado com 13 pontos e, se vencer, se classifica. Por outro lado, o resultado pode devolver o Novo para Série B, de onde subiu com o título de 2012. João Gilberto Fídias será o árbitro, tendo como assistentes Daiane Caroline Muniz e Ygor Soares de Arruda.
Ainda às 15h, em Chapadão do Sul, a Serc, no limite entre a classificação e o rebaixamento com nove pontos, recebe o Sete de Dourados, esse de olho em garantir já nesta rodada a classificação, já que é o quarto colocado com 13 pontos. Arbitragem dessa partida será de Paulo Henrique Vollkopf, auxiliado por Edson Campos de Mendonça e Adanclei Neves Barros.
As outras duas partidas estão marcadas para 16h. No Estádio Arthur Marinho, o Corumbaense recebe o Urso de Mundo Novo. Com 14 pontos, o Carijó, vencendo, estará na segunda fase e pode jogar o time do Sul do Estado na Segundona. O comando do jogo é de Marcos Mateus Pereira, com Eduardo Gonçalves da Cruz e Moacir da Silva Soares nas laterais.
No Estádio Laertão, confronto direto por posição entre Costa Rica e Aquidauanense. O CREC é sexto com 13 pontos e o Azulão vem logo atrás com 12. Augusto Borges Ortega é o árbitro e os assistentes são Rui César Lavarda e Rodrigo Soares Pedro.