O volume de vendas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul registrou queda de 0,9% em abril de 2026 na comparação com março, considerando os dados com ajuste sazonal. Apesar da retração mensal, o setor manteve desempenho positivo nos indicadores acumulados, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (16).
Na comparação com abril de 2025, sem ajuste sazonal, o varejo sul-mato-grossense apresentou crescimento de 1,7%. Já o acumulado do ano alcançou alta de 3,0%, enquanto o resultado dos últimos 12 meses ficou positivo em 1,9%.
O levantamento considera a receita bruta de revenda de empresas formalmente constituídas com 20 ou mais empregados, incluindo supermercados, farmácias, lojas de roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos, entre outros segmentos voltados ao consumidor final.
Varejo ampliado
No comércio varejista ampliado, que inclui os setores de veículos, motocicletas, peças, materiais de construção e atacado de alimentos, bebidas e fumo, o desempenho foi mais fraco na comparação mensal.
O volume de vendas recuou 2,5% em abril frente a março, na série com ajuste sazonal. Em contrapartida, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 1,6%.
Os indicadores acumulados também permaneceram positivos. No acumulado de 2026, o varejo ampliado registra avanço de 5,4%, enquanto o resultado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 3,6%.
Os números mostram que, apesar da desaceleração observada em abril, o comércio sul-mato-grossense segue sustentando expansão no médio prazo, especialmente quando analisado o desempenho acumulado ao longo do ano.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


