Campo Grande 00:00:00 Sábado, 30 de Agosto de 2025


Economia Sábado, 30 de Agosto de 2025, 07:41 - A | A

Sábado, 30 de Agosto de 2025, 07h:41 - A | A

Menor percentual

Mato Grosso do Sul tem 3º menor índice de pobreza entre estados, aponta ranking

Levantamento também destaca avanço no pilar de Capital Humano

Elaine Oliveira
Capital News

Mato Grosso do Sul aparece como o 3º estado com menor percentual de famílias com renda per capita abaixo da linha da pobreza no Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado na quarta-feira (27) pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em Brasília.

O índice no Mato Grosso do Sul ficou em 1,79%, atrás apenas de Santa Catarina (1,65%) e Rio Grande do Sul (1,74%). Para efeito de comparação, a linha da pobreza é considerada quando a renda per capita é inferior a R$ 218.

O estudo avalia os 26 estados e o Distrito Federal a partir de 100 indicadores distribuídos em 10 pilares estratégicos, que medem desde a qualidade da gestão pública até o ambiente de desenvolvimento econômico.

Avanço no Capital Humano

Um dos destaques para Mato Grosso do Sul foi o pilar Capital Humano, que mede o nível educacional da mão de obra e sua inserção no mercado de trabalho. O estado saltou da 17ª posição para a 2ª, ficando atrás apenas de Santa Catarina.

Dentro deste pilar, MS conquistou a 1ª colocação no menor número de pessoas desocupadas por longo prazo (2 anos ou mais). Também se manteve em 6º lugar no índice de população economicamente ativa com Ensino Superior e avançou para a 9ª posição em qualificação dos trabalhadores, duas acima em relação ao ranking anterior.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS