Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025


Agronegócio Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025, 10:53 - A | A

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025, 10h:53 - A | A

Comprador de carne

Frigorífico de Mato Grosso do Sul autorizado para exportar ao México

14 plantas de diferentes estados brasileiros ampliam acesso ao mercado mexicano

Viviane Freitas
Capital News

O México tornou-se o principal comprador da carne bovina brasileira, superando os Estados Unidos em agosto, com mais de 10 mil toneladas adquiridas. Para atender a essa demanda crescente, 14 frigoríficos de oito estados do Brasil, incluindo um em Iguatemi, Mato Grosso do Sul, estão prestes a ser habilitados para exportar carne ao país.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, afirmou ao Estadão que "14 novos frigoríficos devem ser autorizados a vender para o México", listando unidades em estados como Mato Grosso, Rondônia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Na terça-feira (26), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, embarcou para o México em uma missão oficial. O objetivo da viagem é reforçar a cooperação política e ampliar as relações comerciais e de investimentos entre Brasil e México.

"A visita é uma oportunidade estratégica para aprofundarmos nosso diálogo político e abrir novas frentes de comércio e investimento que tragam prosperidade para nossos povos", declarou Alckmin. O encontro com a presidenta mexicana Claudia Sheinbaum, marcado para quinta-feira (27), fortalecerá a parceria entre as duas maiores economias da América Latina.

Além de autoridades governamentais, a comitiva brasileira conta com representantes de setores como agricultura, saúde e indústria, além de empresários, com o objetivo de explorar oportunidades em diversas áreas e ampliar a integração econômica regional.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS