A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) divulgou nesta quinta-feira (5) o edital do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), com o objetivo de apoiar projetos culturais de pessoas físicas no estado. As inscrições para o edital começam no dia 16 de dezembro e vão até 13 de fevereiro de 2025. Serão disponibilizados R$ 8 milhões para financiar as iniciativas culturais aprovadas.
Podem se inscrever pessoas físicas que atuem diretamente na área cultural, como artistas, produtores e técnicos. Cada projeto pode solicitar até R$ 280 mil, sendo que, caso o valor ultrapasse esse limite, o proponente deverá apresentar, no momento da inscrição, a comprovação de fontes de financiamento adicionais.
Cada proponente poderá submeter apenas um projeto. Caso haja múltiplas inscrições, será considerada válida apenas a última. Os projetos precisam ter caráter exclusivamente cultural e devem ser executados em até 11 meses, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, desde que justificado e solicitado com antecedência mínima de 20 dias.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Prosas, até as 17h (horário de MS) dos dias indicados no cronograma. Inscrições feitas por outros meios serão desconsideradas. O formulário e a documentação necessária, que incluem dados do proponente, do executor (se for distinto) e documentos específicos por área, devem ser preenchidos corretamente para evitar desclassificação.
Os projetos poderão ser contemplados nas seguintes áreas: Artes Cênicas (teatro, dança, circo, ópera), Artes Visuais (incluindo artes plásticas, gráficas, fotografia, escultura, instalação e vídeo arte), Design e Moda, Audiovisual, Artesanato, Literatura, Música, Patrimônio Cultural, Museus, Arquivos e Bibliotecas, Cultura Popular, Capoeira, Gastronomia, além de iniciativas voltadas à aquisição de bens permanentes e locação de espaços culturais.