A magia do teatro no meio da rua. Com essa proposta nenhum pouco inovadora, mas muito ousada, o Teatral Grupo de Risco (TGR) se dispôs a mostrar para Campo Grande o encanto da peça “A Lenda do Vale da Lua”, em três apresentações gratuitas patrocinadas pelo Projeto Caravana Teatral, do prêmio da Fundação Nacional das Artes (Funarte) de Teatro de Rua.
A primeira apresentação da peça foi no dia 1º de julho, no Educandário Getulio Vargas, a segunda, um dia depois, na Praça Ari Coelho e a última no Calçadão da Barão, na manhã de ontem. “Nossa ideia é levar o teatro para rua. Conseguir despertar nas crianças essa magia e mostrar um trabalho bonito”, disse a diretora do espetáculo Roma Román.
Na história, adapatada do texto de João das Neves, importante diretor teatral e dramaturgo, quatro crianças: Lúcia, Carlos, Jorge e Suzana brincam com o imaginário e criam as histórias que a mente permite fantasiar. Durante a peça, surgem bichos, animais, objetos, pais, seres reais, enfim, tudo que a mente é capaz de imaginar. Então as crianças percorrem em um mundo lúdico onde se envolvem com a magia, e a inocência os encaminham para a mais real das diversões: a criação da própria história.
Um tema mágico que infelizmente enfrentou problemas para deixar a arte ser de fato livre. Com autorização da Prefeitura de Campo Grande para realizar as apresentações, o grupo teve que conversar muito com um comerciante que não queria que a peça fosse apresentada em frente à sua loja. “Ele foi bem truculento, mas no fim das contas nos mantivemos aqui mesmo, porque temos autorização”, disse Roma, demonstrando que estava bastante desgostosa com a atitude do comerciante. “O teatro é arte. Acho que as pessoas têm que ter mais sensibilidade para entender isso”, disse.
Mesmo com alguns “percalços”, a apresentação atraiu o público e levou encantamento a quem passava pelo calçadão. Dezenas de pessoas, entre elas muitas crianças, acompanharam a peça, com os olhinhos vidrados.
O TGR está há 22 anos nos palcos e atualmente, além do “A Lenda do Vale da Lua”, o grupo mantém outros dois espetáculos em cartaz: “A Princesa Engasgada” e “Apareceu a Margarida”. O grupo também oferece oficinas de teatro. Contato e mais informações podem ser obtidos pelo telefone: 3042-8262.

Calçadão da Barão foi o "palco" perfeito para a trupe
Foto: Deurico/Capital news
Por Lucia Morel - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
Imagem do Dia - 03/07/2010 - 12:37
Teatral Grupo de Risco alimenta a imaginação levando peça infantil para o Calçadão da Barão
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.
