Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 10 de Junho de 2021, 10:17 - A | A

Quinta-feira, 10 de Junho de 2021, 10h:17 - A | A

Pandemia

#VacinaGeralMS: População se mobiliza em prol da vacinação em massa

Movimento solicita que o primeiro lote de vacinas da Janssen seja destinado ao estado

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Covid-19: Mato Grosso do Sul recebe novo lote de vacinas

Brasil receberá o primeiro lote da vacina na próxima semana

Movimento “Vacina Geral MS”, iniciado na última quarta-feira (09), mobilizou a população sul-mato-grossense, tornando-se um dos assuntos mais comentados do Twitter. Políticos e cidadãos reivindicam que o lote com 3 milhões de vacinas da farmacêutica Janssen, sejam destinados ao estado para vacinação em massa. A previsão é que os imunizantes desembarquem no Brasil no próximo dia 15 de junho. 

 

O movimento iniciado pela vereadora Camila Jara (PT), surgiu após a solicitação das vacinas encaminhada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems-MS) ao Ministro da Saúde Marcelo Queiroga. 

 

No ofício, o Cosems justifica que os imunizantes irão contribuir para o fim do colapso da saúde no estado, considerando o crescente avanço da pandemia em Mato Grosso do Sul, no período de janeiro a maio deste ano. Somente nos seis primeiros dias de junho, o estado registrou um salto de 125 mil casos para mais de 300 mil infecções por Covid19. Outro ponto destacado no documento foi a eficiência logística da campanha de vacinação em Mato Grosso do Sul, visto que os lotes recebidos são encaminhados aos 79 Municípios do em aproximadamente 12 horas. O Conselho se comprometeu a vacinar toda a população do estado em cinco dias.

 

Devido a proximidade da data de validade dos imunizantes, dia 27 de junho, às doses terão que ser aplicadas rapidamente para não serem perdidas. “Desde que começou a vacinação contra a Covid no país, lá em janeiro, Mato Grosso do Sul não saiu do topo do ranking dos estados que mais aplicam a vacina, ou seja, temos condições de aplicar essas 3 milhões de doses sem perdas e ainda ajudamos a desafogar o sistema de saúde, que já está em colapso”, explicou Camila Jara via assessoria.

 

Por meio de vídeos e postagens nas redes sociais, o movimento tem o intuito de mobilizar os três senadores e os oito deputados federais, incluindo a ministra sul-mato-grossense, Tereza Cristina. O objetivo é que os parlamentares pressionem o Governo Federal para que as vacinas sejam encaminhadas a Mato Grosso do Sul, assegurando a imunização de toda  a população adulta do estado. 

 

A #VacinaGeralMS gerou grande repercussão no estado atingindo mais de 5 mil tweets em duas horas. Enquanto alguns defendem que a destinação das vacinas a MS seria a melhor forma de garantir que as doses não sejam perdidas, outros internautas argumentam que a vacinação em massa seria injusta com outros estados do Brasil.

 

Se aprovada, a vacinação em massa possibilitaria que o Ministério da Saúde realizasse um estudo pioneiro mundialmente, ao vacinar todo um estado. “Mato Grosso do Sul é um Estado pequeno, com baixa densidade demográfica, e que no momento possui uma taxa de infecção elevada para que o efeito da vacinação possa ser avaliado mais rapidamente, e possui condições de realizar a pesquisa”, destaca o ofício do Cosems

 

O Ministério da Saúde assinou um acordo com a Janssen para a aquisição de 38 milhões de doses da vacina, nas próximas semanas o país receberá um lote com cerca de 3 milhões de doses com data de validade para o dia 27 de junho, devido ao prazo de validade a distribuição e aplicação das vacinas deverá ocorrer no período de 10 a 14 dias. A previsão é que as doses sejam entregues entre o 3° e 4° trimestre de 2021. Vale ressaltar que ao contrário da maioria dos imunizantes contra a Covid-19, a vacina da Janssen necessita de apenas uma aplicação e tem eficácia de 85% na prevenção de casos graves.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS