Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 19 de Maio de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 19 de Maio de 2023, 11:03 - A | A

Sexta-feira, 19 de Maio de 2023, 11h:03 - A | A

Internacional

UEMS publica artigo sobre Rota Biocênica em revista internacional

Pesquisa contribui com a estratégia do corredor bioceânico

Viviane Silva
Capital News

Divulgação/Portal MS

UEMS publica artigo sobre Rota Bioceânica em periódico internacional

Pesquisa contribui com a estratégia do corredor bioceânico

Grupo de pesquisa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) publicou artigo no periódico internacional PLOS ONE, classificado com selo Qualis A1, contribuindo com a pauta estratégica do corredor bioceânico na América do Sul.

 

"Foi com enorme satisfação que recebemos a publicação deste trabalho sobre a Rota Bioceânica, talvez numa das mais importantes revistas científicas do mundo. Essa pesquisa foi resultado de um trabalho árduo no levantamento e análise dos Arranjos Produtivos Locais em relação às transformações que a Rota Bioceânica promoverá. Esperamos que esta pesquisa contribua com esse importante debate que certamente resultará em inúmeras transformações para o Mato Grosso do Sul", destacou o prof. Dr. Mateus Abrita, que assina em conjunto o artigo.

Além de Mateus Abrita e Ruberval Macial, a publicação é assinada pelos Drs: Angelo Rondina Neto, Rafaella Stradiotto Vignandi, Daniel Amorim Souza Centurião,, Ana Paula Camilo Pereira, Guilherme Espindola Junior, Nelagley Marques e Vanessa Aparecida de Moraes Weber.

 

O artigo trabalha com uma metodologia econométrica espacial que foi adotada para determinar a concentração produtiva do Estado, dentro da dinâmica do Corredor Bioceânico, concebido como rota terrestre internacional em implantação, que ligará o estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil, aos portos do Norte do Chile, dentre os quais o de Antofagasta.


A PLOS ONE é uma revista científica de acesso aberto que publica pesquisas originais em todas as áreas da ciência, sem restrições de campo ou nível de impacto. Todos os artigos submetidos são avaliados por um rigoroso comitê de pesquisadores da área do artigo em questão, garantindo assim sua robustez.

 

Comente esta notícia

Landes Pereira 20/05/2023

Como acessar o texto?

positivo
0
negativo
0

1 comentários


Reportagem Especial LEIA MAIS