Nesta terça-feira (29), Campo Grande iniciou os testes de um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) em seu sistema de transporte público. O projeto, segundo a prefeitura, visa aprimorar a eficiência dos serviços e reduzir a emissão de poluentes na cidade, alinhando-se com as metas de sustentabilidade urbana.
O ônibus em teste é o modelo K 280 IB 4×2 da Scania, com capacidade para 44 passageiros, incluindo pessoas com deficiência (PCD). O veículo é equipado com ar-condicionado e câmbio automático. Este mesmo modelo já foi testado anteriormente em outras cidades como São Paulo, Curitiba e Recife, sendo agora avaliado em Campo Grande quanto à sua viabilidade e eficiência com GNV em condições específicas de trajeto, clima e terreno.
Durante o período de testes, o ônibus circulará em itinerários pré-definidos, como a linha 082 – Aero Rancho – Shopping, para facilitar a análise de desempenho em vias apropriadas e sem obstáculos. A expectativa é que a utilização do GNV reduza em até 90% a emissão de gases de efeito estufa, além de proporcionar economia e maior conforto para os passageiros. A prefeita Adriane Lopes e a CEO da MSGás, Cristiane Schmidt, destacaram o impacto positivo do projeto para um transporte público mais moderno, sustentável e acessível à população de Campo Grande.