Termina hoje o Encontro de Pólo para Professores Cursistas Guarani e Kaiowá. A promoção é da Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio do Núcleo de Formação de Professores Indígenas. O encontro, que começou no dia 10, faz parte de uma ação do Plano Articulado Indígena (Par-Indígena), realizado entre governo federal, estadual e municipal.
Participaram desta etapa 74 professores/cursistas que atuam em escolas indígenas nos municípios de Antônio João, Amambai, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Japorã, Juti, Ponta Porã, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
O curso, ministrado pela professora Lourença Ajala, de Coronel Sapucaia, ocorre em Dourados, com carga horária de 30 h/a, e tem como objetivo a reflexão do fazer pedagógico na sala de aula, oferecendo subsídios para a alfabetização na língua Guarani, bem como incentivar as experiências vivenciadas pela comunidade indígena.
Na segunda quinzena de outubro acontecerá o encontro de pólo do Curso Povos do Pantanal, que reunirá 104 cursistas das etnias Atikum, Guató, Ofaié, Kinikinau, Kadwéu e Terena, de dez municípios da região do Pantanal, em Aquidauana.